Recursos
Os produtores de leite e empresários de laticínios alagoanos iniciam o ano de 2014 com uma ótima notícia. A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas está disponibilizando mais R$ 3 milhões para investimento no setor produtivo. O montante será destinado aos participantes do Programa Alagoas Mais Leite.
A ação da Desenvolve, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), visa o financiamento dos produtores e laticínios que estão sem receber recursos do programa estadual, devido ao deslocamento do fluxo de pagamento do Estado.
“Como o sistema de contabilidade do Governo está suspenso, aguardando a aprovação do orçamento estadual, o programa do leite estaria suspenso. Graças a esta iniciativa da Desenvolve, que está disponibilizando uma liberação de recursos em forma de antecipação dos recebíveis, as ações do programa não irão ser interrompidas neste início de ano”, explicou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a instituição de fomento vem cumprindo o seu papel de articuladora de ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. “Este nova ação, que já vem sendo efetivada desde o final de 2013, é uma forma de garantir a circulação do dinheiro, fortalecer a atividade e a renda desses agricultores e empresários, além de garantir a reestruturação da Bacia Leiteira alagoana”, enfatizou.
A linha de crédito da Desenvolve voltada para cobrir a antecipação dos recursos do Programa Alagoas Mais Leite dispõe de um financiamento com taxa de 1,6% ao mês e pagamento em até 45 dias. Os recursos deverão estar disponíveis até o próximo dia 30.
Além disso, a Agência de Fomento de Alagoas dispõe da linha de crédito Cadeia do Leite, que visa o financiamento de pequenos produtores do Estado, com um limite de crédito de até R$ 15 mil, com carência de até dois meses, pagamento em até 18 meses e taxa de juros de 1% ao mês.
Programa do Leite
O Programa do Leite faz parte de um convênio entre o Governo de Alagoas, através da Seagri, e o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Cada ente arca com 20% e 80% dos recursos, respectivamente. O Programa do Leite compra a produção de mais de 3 mil pequenos produtores. Diariamente, 80 mil litros são adquiridos e repassados para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional em todos os 102 municípios alagoanos.
No último mês de dezembro, o Governo de Alagoas conseguiu assegurar, junto ao MDS, recursos federais da ordem de R$ 90 milhões, que serão somados aos do Estado para o financiamento do Programa do Leite durante todo ano de 2014 até o início de 2015.
O Governo do Estado financia o Programa do Leite com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que é deliberado pelo Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis).
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
