Região Metropolitana do Agreste

Arapiraca sedia curso de iniciação dos esportes coletivos

Por Assessoria 27/01/2014 12h12
Arapiraca sedia curso de iniciação dos esportes coletivos
Curso de iniciação aos esportes coletivos - Foto: Assessoria

Neste sábado (24) e domingo (25), aconteceu no Ginásio Municipal João Paulo II, no Bosque das Arapiracas, o “Curso de Metodologia de Iniciação aos Esportes Coletivos”, dentro do projeto “Esporte na Cidade”, da Prefeitura de Arapiraca.

Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), o esporte vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões pedagógicas, como sendo ele ponto de notória importância para o desenvolvimento de cada cidadão arapiraquense.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Nelson Santos Filho, reafirmou o compromisso da prefeita com o fortalecimento da prática de esportes entre os jovens no município. “Essas oficinas são mais uma mostra da preocupação da Célia Rocha com a difusão de esportes como o voleibol, o handeibol e o basqueste para crianças na faixa etária entre 9 e 12 anos”, comenta ele.

Para tanto, o evento reuniu, na manhã de sábado (25), dezenas de professores da rede municipal de ensino – a contar também com alguns que lecionam em cidades como Batalha, Capelinha e Palmeira dos Índios – acompanharam uma “Clínica de Iniciação e Desenvolvimento ao Esporte Coletivo”, ministrada pelo professor José Mário Tenório Pereira.

“Deve-se levar o conteúdo passado aos nossos alunos em perspectiva para muito além do esporte”, diz o professor especializado em Educação Física em Portugal. Segundo ele, é algo que eles, os estudantes desportistas, aprendem para a vida: disciplina, coordenação motora, dinâmica, estratégia, respeito e a filosofia que há por trás do confronto.

Houve dentro do curso, na parte da tarde, ainda a participação de 120 alunos que estudam em escolas públicas de Arapiraca no painel “Prática de Desenvolvimento dos Esportes Coletivos”, onde foram colocados em voga os ensinamentos ministrados para os educadores durante a clínica feita naquela manhã. À frente, estavam os professores Erivaldo Silva, o “Xampu”, e Romero Farias.

As temáticas usadas nas atividades foram dos jogos de rebater ao voleibol, dos jogos de perseguição aos esportes de invasão (tendo o futebol, o handeibol e o rugby como exemplos).

No dia seguinte, domingo (26), ocorreu etapa do Torneio da Liga Nordeste de Basquete, com jovens atletas das cidades de Arapiraca, Maceió, Craíbas, São Miguel, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. Em meio às atividades, o grupo Coringa sorteou para os presentes, vários brindes.

Ao fim das práticas e oficinas, alunos, atletas e professores que participaram do curso de iniciação aos esportes coletivos receberam um certificado de 10h pela SMEL, em parceria com o Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas (Ibesa).