Política

"Alagoas precisa de Luciano Barbosa em Brasília", diz Renan Filho

Por Paulo Marcello 27/01/2014 12h12
'Alagoas precisa de Luciano Barbosa em Brasília', diz Renan Filho
Renan Filho e Luciano Barbosa em entrevista em Arapiraca - Foto: 7Segundos

O deputado federal Renan Filho e o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ambos do PMDB, concederam entrevista, na manhã desta segunda-feira (27), na Rádio Metropolitana, no programa Cidade Metropolitana, e falaram sobre os investimentos do governo federal na área da agricultura. A entrevista ocorreu minutos antes de um encontro que reuniu centenas de produtores rurais da região, no Clube dos Fumicultores, no Centro de Arapiraca.

Na pauta do encontro, que também contou com as presenças do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-deputado Joaquim Beltrão, do presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca, Francisco de Souza Irmão (Chico da Capial), além de representantes de bancos e do setor produtivo de Alagoas, estavam anúncios da liberação de verbas para plantio de fumo, da prorrogação do prazo do crédito emergencial e da inclusão de 46 municípios que ficaram de fora da área da SUDENE. 

A reunião também serviu para a entrega de um documento, por meio da Cooperativa de Arapiraca, solicitando recursos para área de preservação de vaqueiros. Técnicos aproveitaram a reunião para fazer uma explanação sobre a elaboração de projetos para o agricultor que deseja plantar fumo e comprar veículos. Na oportunidade, foram entregues vários tratores e implementos agrícolas à Capial.

Renan Filho destacou que é preciso dar condições para que estas pessoas residam no campo e que no próprio campo gerem as condições para se manter e contribuir com o crescimento da Cidade e de sua região. O parlamentar citou ainda o importante papel que faz o empreendedor Chico da Capial que busca, incansavelmente, minimizar os problemas dos agricultores de Arapiraca e da região cobrando dos políticos as devidas soluções.

"O trabalho do Chico da Capial é fundamental, porque ele está sempre em Brasília cobrando e acompanhando as audiências e a renegociação das dívidas dos pequenos produtores. É uma liderança importante no agreste e que sabe buscar as pessoas certas que podem efetivamente trabalhar pelo povo alagoano", disse Renan.

Eleições

Sobre a política em 2014, Renan Filho disse que é preciso um plano de desenvolvimento que dê alternativas e que possibilite dar ao Estado uma condição mais justa. "Aqui em Alagoas, os menos favorecidos não conseguem ter acesso a saúde, segurança e educação de qualidade. É preciso dar prioridades, antes de apresentarmos os nomes que vão participar do pleito de outubro, para que a gente possa apresentar um bom projeto para reverter os atuais indicadores", frisou.

Renan chegou a citar, durante a entrevista, que Luciano Barbosa é um político que precisa estar em Brasília, trabalhando por Arapiraca e pelo Estado. "Não estou lançando antecipadamente a candidatura do ex-prefeito Luciano, mas torço para que ele tenha seu espaço seja como deputado federal, senador ou até mesmo como governador e que lá esteja para buscar os recursos que Alagoas precisa", destacou Renan.

BNB

O ex-prefeito Luciano Barbosa aproveitou a reunião com os agricultores da Região Metropolitana do Agreste para anunciar a parceria que vai possibilitar a abertura de mais seis agências do Banco do Nordeste do Brasil no Estado. "O BNB é um banco de fomento e que tem que estar próximo de quem precisa e de quem investe em Alagoas, notadamente dos trabalhadores rurais. Em breve, Alagoas vai ganhar novas unidades do Banco do Nordeste para facilitar o acesso do agricultor para conseguir os recursos necessários para cultivo e plantio", finalizou Luciano.

Sobre qual cargo público deseja disputar este ano, Luciano disse apenas que no momento certo a população vai tomar conhecimento sobre a decisão que o partido vai tomar, após ouvir lideranças e a sociedade que vão ajudar a definir qual o projeto que o Estado precisa.