Alagoas

Ano letivo 2014 na Ufal começa dia 10 de março

Por Redação com Assessoria 28/01/2014 18h06
Ano letivo 2014 na Ufal começa dia 10 de março
Ufal, campus Arapiraca - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que está em vigor um novo calendário acadêmico para 2014. A mudança, válida para o Campus A.C. Simões, em Maceió, e para as unidades de Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, foi necessária devido aos prazos de análise e divulgação de resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estabelecidos pelo MEC. As aulas que antes teriam início no dia 24 de fevereiro, agora, começam em 10 de março.

“Precisamos fazer essa alteração por conta do calendário do Sisu, que só irá liberar o banco de reserva no dia 10 de fevereiro. Então, a Copeve informou que precisa de uma semana para gerar todas as listas de presença e preparar todo o processo de matrícula. Como essa situação não se resolveria até o dia previsto para início das aulas resolvemos efetuar essa pequena alteração no calendário”, informou Amauri Barros, pró-reitor de graduação.

O período de matrícula, no entanto, é o mesmo: para os alunos do fluxo padrão, entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Alunos do fluxo individual se matriculam de 6 a 8 de fevereiro. O reajuste de matrícula poderá ser feito entre os dias 24 e 27 do corrente mês. “A gente começa o calendário em 10 de março e seguimos até o dia 20 de julho. Temos um calendário que foi pensado para não gerar prejuízo aos alunos”, complementou.

Com isso, a Ufal preserva todos os eventos agendados, como o 2º Alagoas Caiite – Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica – agendado para o mês de agosto deste ano. “Assim, começamos as aulas com um nível de organização bem melhor e os alunos têm um período maior para se planejar e se organizar”, encerrou Amauri.

Arapiraca e Delmiro Gouveia

O calendário dos campi Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia, terá início no dia 5 de maio. Os alunos em fluxo padrão irão realizar a matrícula entre os dias 21 e 23 de abril e quem estiver em fluxo individual, de 24 a 26 de abril. O reajuste será realizado de 28 de abril até o dia 6 de maio.

“Assim como nas outras unidades, em Arapiraca e em Delmiro Gouveia as decisões foram pactuadas com apoio total da direção geral e com o CRCA [Coordenação de Registro e Controle Acadêmico] de ambas unidades e agora só fizemos confirmar”, revelou Amauri Barros.

Em Maceió e nas demais unidades do interior, o ano letivo de 2014 se encerra no dia 20 de dezembro, contemplando o ano civil e sem atrasos decorrentes do período da última greve ocorrida em 2012. A situação é diferente para os campi Arapiraca e do Sertão.

“Nas sedes em Arapiraca e Delmiro Gouveia, o ano letivo de 2014 será encerrado no dia 7 de março de 2015. Então, nossa ideia é trabalhar com um ano letivo unificado para todas as unidades de ensino já em 2015”, explicou o pró-reitor de graduação.

Copa do Mundo

Amauri Barros falou ainda que a Ufal está trabalhando com um calendário flexível: cinco dias foram acrescidos ao calendário, totalizando 105 dias letivos, em decorrência do período da Copa do Mundo, a ser realizada entre os meses de junho e julho. Os dias de jogos do Brasil serão tidos como feriado total.