Empresa vai produzir módulos para conversão de energia solar
O Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) aprovou, na última reunião ordinária, a concessão de incentivos fiscais, creditícios e locacionais para a empresa Pure Energy Geração de Energia Ltda. Com investimentos previstos em aproximadamente R$ 40 milhões e geração de 54 empregos diretos, a unidade de 102 mil m² será instalada no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. A indústria será voltada para a fabricação e comercialização de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar.
A iniciativa ainda prevê um projeto-piloto de redes inteligentes, um condomínio solar, uma usina solar no interior de Alagoas, além de uma usina heliotérmica. Para a linha de produção da indústria, a Pure Energy, pretende firmar uma parceria com o Sebrae e o Senai, para a capacitação da mão de obra local.
Segundo o presidente do Conedes, Luiz Otavio Gomes, o projeto da Pure Energy é inovador, e aparece como um marco para o desenvolvimento do setor energético em Alagoas. “A produção conta com uma base tecnológica inovadora, que colocará o Estado em um dos segmentos mais concorridos do mundo, o de geração de energias limpas”, conta.
De acordo com o diretor geral da Pure Energy, Gelson Luiz Cerutti, um dos projetos da empresa, após a instalação em Alagoas, é utilizar os módulos fotovoltaicos em trechos específicos do Canal do Sertão.
Módulos fotovoltaicos – São dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Em sua estrutura, os módulos são feitos à base de silício, e possuem células conectadas em série que gera tensão elétrica. De acordo com Luiz Cerutti, a empresa estuda a utilização de PVC produzido em Alagoas, na produção de cada módulo.
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
