Moradores sofrem com buracos e lixo em loteamento do bairro Boa Vista
Imagine enfrentar dificuldade para chegar em casa todos os dias por conta de um trajeto repleto de buracos; quando chove, a situação se agrava por conta do acúmulo de água. Não bastassem os problemas das vias danificadas, os moradores das ruas Santa Gemma e Santa Cecília, localizadas no bairro Boa Vista, em Arapiraca, ainda precisam conviver com o excesso de lixo e com a falta de consciência de algumas pessoas que ateiam fogo no entulho por conta da demora no recolhimento.
“Para passar, é preciso de uma canoa”, afirma a professora Cristina Jatobá, 46 anos, ao se referir ao estado em que as ruas ficam quando chove. “Qualquer chuvinha, qualquer chuvinha mesmo acumula terra e água sendo quando impossível trafegar”, acrescentou a moradora, que reside no local há três anos. Ela reclama que as ruas do bairro Boa Vista sempre padeceram desse problema.
Os moradores reclamam, ainda, que uma obra realizada em dezembro do ano passado – para a instalação de tubulações – piorou o problema dos buracos no loteamento Jardim das Oliveiras. Eles afirmam que a escavação não foi fechada de imediato, somente após várias exigências. “Depois da obra piorou a buraqueira; foram colocar as tubulações e só piorou as ondulações e os buracos nas ruas; sem contar que agora a água da chuva empoça em maior quantidade”, destacou a professora.
Quanto ao lixo, a queixa dos moradores é em relação à coleta. Cristina Jatobá afirma que o recolhimento não segue os dias estabelecidos pela Prefeitura de Arapiraca, o que gera acúmulo e algumas pessoas, insatisfeitas com o mau cheiro, queimam o entulho. A maior parte do lixo fica acumulada no local onde estava prevista a construção de uma praça, mas até o momento, nada foi feito.
Prefeitura informa que mandará equipes ao local
O secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, explicou que por não possuírem calçamento, as ruas devem receber os serviços das máquinas utilizadas nas operações tapa-buracos. Quanto aos problemas em relação a obra para a instalação da tubulação, ele afirmou que enviará uma equipe de engenheiros para o local.
Quanto à coleta de lixo, a Prefeitura de Arapiraca informou que o recolhimento é realizado em dias pares (segunda, quarta e sexta-feira), das 7h às 15h; uma equipe da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública (Selip) irá ao local para verificar se quais as dificuldades pelas quais os moradores estão enfrentando.
A Selip informa que as pessoas que tiverem reclamações acerca da coleta de lixo podem acessar o portal da Prefeitura ou ligar para os números 3529-2929/3529-2817.