Defensoria impetra HC em favor de "acusado" menor de idade
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas impetrou um pedido de habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça Estadual em favor de um cidadão acusado de ter praticado, em 13 de abril de 2012, o crime de porte ilegal de arma de fogo, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.
Segundo o Defensor Público Marcelo Barbosa Arantes, o juiz da 5ª Vara Criminal da Capital, responsável pela condução do caso, somente tomou conhecimento da prisão do acusado através da mãe deste, que foi até o Fórum Regional do Benedito Bentes munida da certidão de nascimento do filho.
O documento, segundo o Defensor, comprova cabalmente que aquele acusado era, na verdade, menor de idade na data do suposto crime. "Mesmo com a comprovação documental da idade do rapaz na data do fato ele permaneceu preso indevidamente", destaca Arantes.
Ainda de acordo com o Defensor, o correto seria o magistrado ter absolvido sumariamente o cidadão, revogado sua prisão e encaminhado os autos do processo ao Ministério Público atuante na Vara da Infância e Juventude, a fim de que fosse avaliada eventual representação para apurar o ato infracional mencionado.
"Em nenhuma hipótese a lei brasileira prevê outra privação de liberdade a menores de idade que não sejam aquelas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, não se aplicando as normas da legislação penal", finalizou o Defensor.
O habeas corpus, com pedido de liminar, está sob a relatoria do Desembargador Sebastião Costa Filho, que analisará o caso.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
