Entrega de UBS qualifica serviço de Atenção Básica na Zona da Mata
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega nesta quinta-feira (13) à população da cidade de União dos Palmares três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos conjuntos Newton Pereira e Nova Esperança.
Com mais essas unidades, o Estado qualifica os serviços de Atenção Básica na Zona da Mata alagoana e oferta saúde mais acessível a todos dentro dos padrões especificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A solenidade de inauguração será às 10h e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, além do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
Para a construção das Unidades Básicas de Saúde no município de União dos Palmares foram investidos R$ 648 mil em cada unidade.
Investimentos
Os recursos são oriundos do Programa Alagoas Tem Pressa - iniciativa do Governo do Estado - que tem o objetivo de seguir o planejamento estratégico com metas a médio e longo prazos para o horizonte de 2014 e 2022, com atenção maior às ações nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública.
“Essas unidades representam mais um investimento que tem como objetivo consolidar e fortalecer a Atenção Básica em Alagoas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
As Unidades Básicas de Saúde Tereza Romana e Maria da Conceição Cardoso, localizadas no Conjunto Newton Pereira, vão ofertar serviços a 2.200 famílias que residem no conjunto.
Já a terceira unidade a ser inaugurada, a UBS Maria de Lourdes Borba Barros, situada no Conjunto Nova Esperança, atenderá a 1.780 famílias.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Carla Theresa, as novas unidades suprirão os cuidados de saúde de mais de 16 mil pessoas.
Benefícios
As Unidades contam com farmácia, consultórios, escovódromo, além de salas de nebulização, vacina e curativo. Integram a equipe profissionais médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e administrativo.
As UBSs serão administradas pela Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizarão consultas, exames, curativos e aplicação de vacinas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).