Comitê de monitoramento diz que suprimento de energia para 2014 está garantido
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou hoje (13) que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado e com sobras. O grupo se reuniu em Brasília para avaliar as condições de suprimento de energia do país, especialmente com a falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.
“A não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014”, diz a nota divulgada pelo Comitê. A reunião foi coordenada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
De acordo com o CMSE, existe uma previsão de carga para 2014 de 67 mil megawatts médios de energia, levando em conta as séries históricas de vazões. Considerando uma folga de 5% estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética, ainda existe uma sobra de 6,2 mil megawatts médios, equivalente a 9% da carga prevista.
Na nota, o CMSE admite que o período úmido de 2014 tem se caracterizado por uma estiagem prolongada nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. No entanto, as avaliações sobre o histórico desde 1931, inclusive em 2001, quando foi decretado racionamento de energia pelo governo federal, corroboram a garantia do suprimento em 2014. “Simulando-se o sistema com essas séries históricas de afluências, não se constata nenhuma série que apresente déficit de energia para atender ao mercado”.
Apesar dos baixos níveis dos reservatórios, o CMSE prevê que os níveis de armazenamento, ao final do período úmido são suficientes para garantir o suprimento energético do Sistema Interligado Nacional. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do Sistema Sudeste/Centro-Oeste estavam ontem com 36,28% da capacidade de armazenamento.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado em 2004 com a função de acompanhar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o país. Participam do grupo, representantes de órgãos como o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
