Alagoas emite de graça e online alvará de funcionamento provisório
Disponíveis de forma acessível e emitidos com celeridade no Portal Facilita Alagoas, os Alvarás de Funcionamento Provisório garantem às empresas o exercício regular de suas atividades. O documento pode ser retirado por empresas consideradas de baixo risco e é válido por seis meses até inspeção do órgão competente. Em Maceió, a fiscalização é feita pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU).
De acordo com a gerente de Tecnologia da Informação da Rede Nacional para a Simplificação e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Carolina Paes Cavalcante, o alvará em Alagoas é de extrema importância porque torna as empresas devidamente regularizadas quanto a sua localização, podendo ser retirado com poucos cliques no próprio portal.
“Na opção Acompanhar e Solicitar Documentos, escolhendo utilizar o número do protocolo ou do CNPJ, o contribuinte terá acesso aos dados empresariais e aos documentos pendentes. Quando a empresa é de baixo risco, o alvará é emitido automaticamente e pode ser retirado na opção Solicitar Alvará Provisório de Funcionamento”, explica.
O Alvará de Funcionamento Provisório é necessário tanto na inscrição quanto na alteração de endereço do empreendimento. Após os seis meses estipulados, se não houver inspeção do órgão responsável, o alvará se torna definitivo e a empresa estará plenamente regularizada. Já as empresas de alto risco dependem de inspeção para ter seu funcionamento autorizado.
O diretor de fiscalização da SMCCU, Jamerson Oliveira afirmou que as empresas da capital são inspecionadas periodicamente. “Nós fazemos constantes vistorias abordando os proprietários de estabelecimentos comerciais para verificar a existência do alvará. Caso o local não tenha o documento, o empresário será notificado e terá um prazo para se adequar. Após o período estimado, se o alvará não for providenciado, a superintendência será obrigada a interditar a empresa, fazendo cumprir o Código de Posturas de Maceió”, esclarece.
O presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, reforçou a importância e o benefício deste alvará. “Com o Alvará de Funcionamento Provisório sendo emitido pelo portal Facilita Alagoas, as empresas podem se regularizar de forma mais simples e online. Já foram emitidos mais 4.168 documentos que garantem o funcionamento legal dos empreendimentos. A praticidade incentiva que empresários se legalizem, o que é muito positivo para Alagoas”, detalha.
Outros documentos
Os outros alvarás necessários para completa legalização das empresas também podem ser solicitados no Facilita Alagoas. Entre eles, somente o Alvará Sanitário depende de vistoria prévia da Vigilância Sanitária para sua emissão. Já o Auto de Conformidade é retirado mediante questionário direcionado pelo Corpo de Bombeiros no Facilita Alagoas, que classifica as empresas como baixo, médio e alto risco. As Inscrições Municipal e Estadual também são emitidas automaticamente no portal.
Últimas notícias
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
