Plano para o Carnaval coloca mais de 7.300 policiais nas ruas
O esquema tático de policiamento em Alagoas durante o Carnaval vai mobilizar 1.600 policiais civis, 426 bombeiros e 5.711 policias militares em todo o Estado. A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) apresentou o plano de segurança da pasta para o período do Carnaval, na manhã desta segunda-feira (24). Mais de R$ 200 mil foram investidos pelo Estado nesta operação.
A área que abrange a capital e grande Maceió foi dividida em quatro regiões para a atuação da Polícia Militar. Para realizar o policiamento ostensivo e preventivo durante o período carnavalesco, o efetivo geral comportará entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, 236 viaturas, 120 conjuntos da Rádio Patrulha Montada e 3.343 PMs.
Nessa mesma operação, o Bope auxiliará o policiamento motorizado ostensivo de saturação nos locais de festa em Maceió. Um patrulhamento do batalhão contará com três viaturas e 12 PMs atuando diariamente, o que resulta em 12 viaturas e 48 PMs no efetivo geral. A Rádio Patrulha também reforça a atuação no processo motorizado, nas áreas de permanência e patrulhamento, contando com um efetivo geral de 24 viaturas e 96 PMs.
Na região I, composta por bairros de Maceió, onde acontecerão festejos pontuais, a população terá ao seu dispor 102 policiais distribuídos em 34 viaturas, e um efetivo a pé de 809 homens. Já a região II conta com os municípios de Rio Largo, Satuba, Messias, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. Essa área contará com 90 PMs em 30 viaturas, além de um efetivo a pé de 792 homens.
Os municípios de Barra de Santo Antônio e Paripueira formam a região III, com 196 policiais motorizados em 56 viaturas, 36 montados e 376 de efetivo a pé. Marechal Deodoro e Barra de São Miguel completam a região IV, com 368 homens em 116 viaturas, 84 montados e 376 a pé. As quatro regiões formam um contingente de 3.343 PMs, em toda a operação voltada para a região metropolitana.
Interior
No interior, 2.368 PMs atenderão três regiões. No Sertão, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Piranhas e Delmiro Gouveia terão reforços de 339 PMs. Arapiraca, Penedo, Coruripe, Jequiá da Praia, Traipu e Piaçabuçu terão outros 1.379 policiais. Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Murici, Novo Lino e União dos Palmares fecham esse ciclo, com mais 637 policiais.
No esquema da Polícia Civil 23 delegacias plantonistas permanecerão abertas em todo o Estado, além do efetivo geral de 1.600 policiais nas ruas. “Por determinação do delegado geral Carlos Reis todas as férias foram suspensas, e todas as viaturas estarão a postos, fornecendo segurança ao alagoano”, disse o delegado Flávio Saraiva.
Para esse ano, a Polícia Civil conta com um novo sistema de gestão para gerar estatísticas. Ele será usado para diferenciar ocorrências comuns do período carnavalesco. “Esse gerenciamento diferenciado vai auxiliar a Polícia a entender os dados gerais, e saber o que está dentro de um quadro normal e o que é esperado excessivo. Saber isso é importante para o nosso planejamento de ações em casa localidade”, explica Saraiva.
O Corpo de Bombeiros contará com 426 homens, principalmente nas regiões das praias. Postos avançados de serviço serão estruturados em localidades onde são esperadas multidões, como Piranhas, Pão de Açúcar, Penedo e Jequiá da Praia. Vistorias em locais onde ocorrerão shows também serão atendidas pela corporação.
A operação conta ainda com o incremento de 160 veículos, cedidos pelas secretarias para reforço. “Também teremos cobertura aérea, arquitetamos um esquema tático perfeitamente organizado para atender em 100% ao que a população necessita. Nunca tivemos um Carnaval tão organizado como esse, os alagoanos poderão aproveitar as festas com tranquilidade”, declarou o secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares.
Prévias
O coronel Marcos Aurélio Pinheiro, comandante-geral da PM, divulgou ainda apreensões realizadas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) durante as prévias, no último final de semana. “Nove armas foram apreendidas, 12 veículos roubados recuperados, além da apreensão de 2.600 gramas de maconha e 1.600 de crack. A nossa atuação tem sido ostensiva, e não será diferente quando o ambiente festivo estiver estabelecido”, declarou.