Alagoas terá laboratório de combate à lavagem de dinheiro
A Polícia Civil de Alagoas contará com um laboratório de combate à corrupção e lavagem de dinheiro ainda este ano. O assunto foi discutido em reunião entre o delegado-geral Carlos Reis e o coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, do Ministério da Justiça, o agente federal Roberto Zaina.
O encontro aconteceu na sede da instituição, no bairro de Jacarecica, e teve também a presença dos delegados Nilson Alcântara e Ana Luíza Nogueira, respectivamente diretores da DPJA-2 (Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2) e da DPJA-1 (Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1).
O delegado-geral revelou que, embora o prazo para a implantação seja de um ano, ele pretende instalar o laboratório até o mês de novembro. “Vamos capacitar nosso pessoal e adotar todas as providências necessárias, pois esta é uma questão que está na ordem do dia, sendo primordial para o combate à criminalidade, especialmente às organizações criminosas”, conforme é pensamento também do secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, acrescentou.
A minuta do projeto de instalação do laboratório já foi enviada ao Ministério da Justiça, em Brasília, que deve investir R$ 1,8 milhão na aquisição dos equipamentos.
O coordenador Roberto Zaina esteve em Alagoas também para participar como palestrante do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovido pela Escola Nacional da Magistratura e o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento nessa área, do Ministério da Justiça.
O curso foi realizado entre os dias 11 e 14 deste mês, no Fórum da 5ª Região da Justiça Federal, em Maceió, contando com as presenças de diversas autoridades e representantes de órgãos de controle - reguladores e fiscalizadores, tanto de Alagoas como em nível nacional.
Todo o pessoal do Núcleo de Inteligência (NI) da Polícia Civil alagoana participou do curso. O gerente do núcleo, Alexandre Melo, informou que ainda esta semana estará indo a Brasília para participar de novos treinamentos sobre o combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
“Esse treinamento é parte do programa de implantação do laboratório, desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Encla), e será realizado na capital federal nos próximos 40 dias”, acrescentou.
O gerente do NI será capacitado, inclusive, para funcionar como multiplicador dos conhecimentos adquiridos quando retornar para Alagoas.
Últimas notícias
Antônio Albuquerque lança pré-candidatura e defende união acima de ideologias por Alagoas
Em clima de festa, Nivaldo Albuquerque defende união e foca em necessidades da população alagoana
Paulo Dantas destaca aliança histórica com Antônio Albuquerque e projeta continuidade do desenvolvimento em Alagoas
Renan Filho celebra aliança com Republicanos e projeta "governo ainda mais realizador" em Alagoas
São João Comércio Premiado abre programação dos 79 anos de Junqueiro e impulsiona vendas no comércio local
Morre em Maceió o médico Marçal Prado, referência na medicina alagoana
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
