Defensoria Pública consegue dispensa de pagamento de fiança
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas concedeu o Habeas Corpus requerido pela Defensoria Pública de Alagoas sobre um caso de dispensa de pagamento de fiança por paciente assistido pela Defensoria Pública.
O processo que deu origem ao pedido de Habeas Corpus, Tramitando na 3ª Vara Criminal da Capital, consta que o assistido R. S. S. foi preso em flagrante no FINAL DE 2013 e, posteriormente, teve decretada sua prisão preventiva. Durante o III Mutirão Carcerário realizado em Alagoas, o assistido obteve sua liberdade provisória mediante o pagamento de fiança. Houve então, o pedido de dispensa de fiança.
O defensor público responsável pela ação, Fábio Passos de Abreu, explica que por se tratar de pessoa incapaz do ponto de vista econômico, o assistido não teve meios para pagar o valor da fiança arbitrada e permaneceu encarcerado por mais de 3 meses até a atual concessão do Habeas Corpus que o pôs em liberdade.
Na petição que deu origem à citada decisão, o defensor público Fábio Passos de Abreu, ainda argumentou que “o não pagamento da fiança, naturalmente, não significa que o assistido prefira o cárcere ao recolhimento da fiança, mas que, infelizmente, não dispõe de meios financeiros para custeá-la”.
Em seu voto, o desembargador relator Fernando Tourinho de Omena Souza afirmou que a eventual pobreza do preso não pode ser motivo para restringir a liberdade do indivíduo. “A própria legislação, do mesmo modo que fixa os critérios a serem observados para a decisão da fiança, ressalva a possibilidade de concessão de liberdade provisória sem a obrigação de recolhimento desse valor, a depender da situação financeira do acusado”, disse o desembargador.
Tourinho ainda evidenciou o importante papel da Defensoria Pública na assistência dos mais necessitados. “A meu ver, inexistem elementos nos autos justificadores de que o paciente ostente uma condição econômica favorável, notadamente pela indicação de sua residência, assim como pelo fato de estar assistido pela Defensoria Pública, instituição destinada à defesa dos necessitados”, pontuou.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
