Agreste

Reitor da Uneal recebe título de cidadão honorário de Arapiraca

Por Assessoria 03/04/2014 07h07
Reitor da Uneal recebe título de cidadão honorário de Arapiraca
Reitor da Uneal, Jairo Campos - Foto: Assessoria

Com a presença de estudantes universitários, professores e funcionários, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (2), no auditório Dona Bezinha, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), sessão solene para entregar o Título de Cidadão Honorário de Arapiraca, ao reitor Jairo Campos.

Estiveram presentes, a presidente da Casa, Gilvania Barros, a vice-presidente Aurélia Fernandes, a autora da homenagem Professora Graça, os vereadores Edvânio do Zé Baixinho, Rogério Nezinho, Dorge do Queijo e Josias Albuquerque.

Ao justificar a homenagem, Professora Graça fez um breve relato da vida acadêmica de Jairo Campos, ressaltando a sua dedicação a instituição de ensino superior, agradecendo ao trabalho realizado por ele ao longo dos quatro anos como reitor.

Professora Graça disse que a homenagem prestada ao reitor, não é um favor, mas fazer justiça a quem tanto fez pela educação de ensino superior. Ela afirmou, ainda, que Arapiraca recebe a partir de hoje, o mais novo filho da cidade que o Poder Legislativo muito se orgulha em prestar uma homenagem tão justa.

Também a diretora do campus I, Maria Helena Aragão falou da alegria em ter Jairo Campos como reitor da Uneal, que em sua gestão, tem elevado o nome da instituição ao lado de todos os demais dirigentes e funcionários. Ela apontou o trabalho da reitoria, destacando que nunca lhe faltou coragem e determinação para colocar a instituição no ranking das melhores universidades brasileiras.

Para Maria Helena Aragão, com a chegada de Jairo Campos na reitoria, também se abriu uma página da história acadêmica, tornando a Uneal mais sólida e respeitada. Concluindo, a diretora do campus I, disse que funcionários, professores e estudantes se sentem honrados com esta homenagem prestada pela Câmara Municipal de Arapiraca, tendo como autora, a vereadora Professora Graça.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca de Oliveira Santos, classificou o homenageado como um jovem dedicado e responsável em suas ações, principalmente no comando da reitoria da Uneal.Ela lembrou, que para alguém receber uma homenagem desta natureza, teria que está credenciado em suas boas ações e Jairo Campos é merecedor da homenagem.

Representando os estudantes, usou a palavra Max Leandro, mas conhecido por Leleco, afirmando que a homenagem representava também um pensamento de todos os estudantes universitários.

O pronunciamento mais emocionado da noite foi do vice-reitor Clébio Correia de Araújo, fazendo uma reflexão sobre o trabalho realizado por Jairo Campos como reitor da Uneal.
Ele lembrou, que quando foi eleito pela comunidade acadêmica há quatro anos, muitos professores, não acreditando na juventude de Jairo Campos e muito menos em sua capacidade, deixaram a instituição, provando o que ele classificou de atitudes pequenas e mesquinhas.

Clébio Correia disse que em apenas quatro anos, Jairo Campos conseguiu elevar o nível da instituição, colocando-a em condições de igualdade com as maiores universidades brasileiras. O vice-reitor também falou da falta de apoio do governo do Estado para a instituição. Segundo ele, se hoje a Uneal é o que é, deve-se ao trabalho e a dedicação do reitor que não mede esforços para oferecer um ensino de boa qualidade.

O vice-reitor disse que já participou de muitas solenidades de homenagens, mas aquela tinha uma importância maior, por ser Jairo Campos, um jovem dinâmico e transformador do ensino superior, tirando a Uneal do atraso em que viveu durante 40 anos. Clébio Correia apontou, que o reitor Jairo Campos, termina a sua gestão de quatro anos, investindo 14 milhões de reais na Uneal, dando provas de sua liderança como gestor.

Ao agradecer a homenagem, Jairo Campos disse que estava bastante feliz em ter sido homenageado com este título de Cidadão Honorário de Arapiraca e que dividia esta homenagem com todos aqueles que fazem a Uneal. Falou de nomes importantes de nossa história, como Gracialiano Ramos, Jofre Soares e o poeta Jorge de Lima que tanto dignificaram o nome de Alagoas.

Jairo Campos disse que outras pessoas também já foram agraciadas com este título, porém, ele não decepcionará nem aos legisladores que o indicaram, como também a todos aqueles que acreditam na força de seu trabalho, principalmente os que fazem a Uneal. Ele concluiu afirmando, que desde que assumiu a reitoria, o seu principal objetivo foi desenvolver um trabalho voltado para a educação de ensino superior.

Disse que o seu sentimento de gratidão era grande e mais uma vez queria dividir esta alegria com todos aqueles que fazem o dia a dia da Uneal.