Uneal inicia projeto de pinturas artísticas no campus do Agreste
O Campus de Palmeira dos Índios da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está ficando de “cara nova”. Um projeto de extensão intitulado “Arte a Céu Aberto: Cultura Popular no Campus III”, criado no curso de história, autorizou a pintura artística da fachada do campus, trabalho que está sendo conduzido desde o mês de março pelo artista plástico alagoano Edmilson Oliveira.
De acordo com o reitor da Uneal, Jairo Campos, a revitalização visual do espaço era um pedido antigo dos alunos e algo que já estava sendo pleiteado pela instituição para o ano de 2014. E logo no primeiro semestre, o projeto foi aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, sendo que agora o pontapé inicial foi dado.
“Como o campus fica na rodovia, muitos estudantes pediam essa reforma estética, algo que nós da direção também estávamos querendo. Depois que o projeto foi aprovado, escolhemos o Edmilson, um cara que é dono de uma arte totalmente singular, e que está mudando a cara do prédio de Palmeira. Isso tudo faz parte de uma nova política da Uneal, que passa a prestigiar os artistas da nossa terra, e fazem com que os estudantes passem a apreciar produtos belos, que acrescentam demais ao ambiente”, explicou.
Reconhecimento
Natural de Paulo Jacinto, Edilson Oliveira não esconde a felicidade quando vai falar sobre suas obras de arte desenhadas na Uneal. Para o artista plástico, a iniciativa da Uneal é algo que, para o seu trabalho, tem uma grande representatividade
“Está sendo uma experiência fantástica, maravilhosa. Fiquei muito feliz com o convite. Procurei levar àqueles que frequentam a Uneal de Palmeira dos Índios elementos que representam a cultura típica da região, como é o caso do espantalho, o trabalhador da cidade, a vegetação, ou seja, figuras da terra que, com certeza, vão gerar identificação com as pessoas que lá estão. Quando escuto os elogios vindos dos alunos, fico muito feliz. É uma grande vitrine”, admite.
De acordo com o reitor da Uneal, o projeto de revitalização das paredes e fachadas da universidade deve ser ampliado ainda em 2014 para os outros campi da instituição. Jairo Campos explicou que, em Palmeira dos Índios, a iniciativa foi apenas “embrionária”, mas que depois a ideia é levar os trabalhos de Edmilson e outros artistas locais para as outras unidades da instituição.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
