Sertão

Uneal inicia projeto de pinturas artísticas no campus do Agreste

Por Agência Alagoas 05/04/2014 07h07
Uneal inicia projeto de pinturas artísticas no campus do Agreste
- Foto: Agência Alagoas

O Campus de Palmeira dos Índios da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está ficando de “cara nova”. Um projeto de extensão intitulado “Arte a Céu Aberto: Cultura Popular no Campus III”, criado no curso de história, autorizou a pintura artística da fachada do campus, trabalho que está sendo conduzido desde o mês de março pelo artista plástico alagoano Edmilson Oliveira.


De acordo com o reitor da Uneal, Jairo Campos, a revitalização visual do espaço era um pedido antigo dos alunos e algo que já estava sendo pleiteado pela instituição para o ano de 2014. E logo no primeiro semestre, o projeto foi aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, sendo que agora o pontapé inicial foi dado.

“Como o campus fica na rodovia, muitos estudantes pediam essa reforma estética, algo que nós da direção também estávamos querendo. Depois que o projeto foi aprovado, escolhemos o Edmilson, um cara que é dono de uma arte totalmente singular, e que está mudando a cara do prédio de Palmeira. Isso tudo faz parte de uma nova política da Uneal, que passa a prestigiar os artistas da nossa terra, e fazem com que os estudantes passem a apreciar produtos belos, que acrescentam demais ao ambiente”, explicou.

Reconhecimento

Natural de Paulo Jacinto, Edilson Oliveira não esconde a felicidade quando vai falar sobre suas obras de arte desenhadas na Uneal. Para o artista plástico, a iniciativa da Uneal é algo que, para o seu trabalho, tem uma grande representatividade

“Está sendo uma experiência fantástica, maravilhosa. Fiquei muito feliz com o convite. Procurei levar àqueles que frequentam a Uneal de Palmeira dos Índios elementos que representam a cultura típica da região, como é o caso do espantalho, o trabalhador da cidade, a vegetação, ou seja, figuras da terra que, com certeza, vão gerar identificação com as pessoas que lá estão. Quando escuto os elogios vindos dos alunos, fico muito feliz. É uma grande vitrine”, admite.

De acordo com o reitor da Uneal, o projeto de revitalização das paredes e fachadas da universidade deve ser ampliado ainda em 2014 para os outros campi da instituição. Jairo Campos explicou que, em Palmeira dos Índios, a iniciativa foi apenas “embrionária”, mas que depois a ideia é levar os trabalhos de Edmilson e outros artistas locais para as outras unidades da instituição.