Crucificação de Jesus é encenada por jovens da Jatiúca nesta sexta
A história da crucificação de Jesus será encenada por jovens da Paróquia Divino Espírito Santo, na Jatiúca, nesta sexta-feira (11), às 19h, em Maceió. Eles percorrerão ruas do bairro, visitando residências que representarão as 14 estações da Via Sacra.
A produção do evento teve início em janeiro, com a divisão de tarefas e formação do elenco. Equipes foram formadas no objetivo de melhor organizar a Via Sacra e torná-la mais fiel possível da realidade. “Nós partiremos da Igreja Matriz, situada na Avenida Amélia Rosa e, depois de percorrer ruas próximas, nós voltaremos para apresentar as últimas estações”, informou o coordenador-geral Diego Uchoa.
Quase 30 jovens participam do elenco. Outros estão envolvidos com a produção do cenário, caracterização, finanças, organização, espiritualidade e técnica. “Eu nunca entendia o Mistério da Páscoa. Nunca entendia o que Jesus fez por nós. Hoje posso entender um pouco. Era difícil entender o porquê de um homem, sem culpa, dar a vida por um povo culpado. Jesus podia fazer e ter tudo o que quisesse: Ele era o filho de Deus, do Criador, mas Ele escolheu nos salvar e para isso se sacrificou e se humilhou; por nós! Meu Deus, hoje eu sei por que cantam ‘Prova de amor maior não há!’”, disse Arthur Nobre, que interpretará “Jesus”.
Para a preparação, além de muito ensaio, costura e pedidos de ajuda, os jovens viveram momentos de estudo e espiritualidade. “Esse ano foi um pouco complicado, pois muitos objetos se perderam. Então, nós tivemos que refazer tudo. Mas, com a ajuda da comunidade, nós estamos conseguindo recuperar e renovar nossa produção”, relatou Uchoa.
Com Eduardo Leal, Diego é responsável pela coordenação-geral da Via Sacra. “A Pastoral da Juventude da Igreja nos fez o convite e aceitamos. Esse ano, nós inovamos, pois vamos facilitar a visão do público, os áudios foram gravados e estamos trabalhando para que a emoção e o amor de Deus possam ser transmitidos através das cenas”, contou.
A Via Sacra é o momento em que os fiéis percorrem, mentalmente, a caminhada de Jesus quando carregou a Cruz, desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Ela teve origem na época das Cruzadas e o número de estações foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações.
O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus. Para os que não puderem ver a apresentação nesta sexta-feira, os jovens da Paróquia Divino Espírito Santo farão uma reapresentação no Carmelo de Santa Terezinha, em Riacho Doce, nesta próxima segunda-feira, também às 19h.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
