Alagoas dá início a 12ª Semana dos Museus
Alagoas começa a semana com uma vasta programação que celebra em todo país, entre os dias 12 e 18 deste mês, a 12ª Semana dos Museus. Com o tema 'Museus: as coleções criam conexões', as atividades ocorrem anualmente em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus, que transcorre em 18 de maio. No Estado, a programação tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). São 19 museus, na Capital e no interior, que participam do evento.
Para esta segunda-feira, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) abrirá para visitação a exposição “Coleção e conexões”, de Lula Nogueira.
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, em Jaraguá, reservou para o próximo dia 13, às 15h, a exibição de filme nacional. No dia 15, haverá apresentação de palestra sobre o tema central da Semana dos Museus, “Museus: As coleções criam conexões”, com a museóloga Marta Melro. Já no dia 16 será exibida a série de documentários “Um minuto no Museu”.
Além disso, no dia 13, às 14h, haverá apresentações de poesias no Memorial Lêdo Ivo, pelo Grupo Literário Tertúlia. No dia 14, às 15h, acontecerá debate sobre as necessidades dos pintores e escultores de Alagoas, com a presença do artista Lula Nogueira e do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.
Dando continuidade às atividades do Mupa, no dia 15, às 18h, será apresentado o espetáculo “Lêdo Ivo e a Terra de Lêdo Ivo”, pela Associação Teatral das Alagoas (Ata). O Mupa está localizado na Praça Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), Centro, e está aberto para visitação das terças às sextas-feiras, das 8h às 17h, e aos fins de semana e feriados, das 13h às 17h.
A programação do Memorial Teotônio Vilela vem repleta de atividade educativas. No dia 14, às 14h, haverá espaço de discussão sobre a conexão com o colecionador dentro ou fora dos museus, com o grupo Nós do Bordado. No dia 15, às 14, o debate é sobre a identificação e valorização de coleções como projeção para o futuro, com a pedagoga Ilana Caldas.
No dia 16, às 19h, o Memorial Teotônio Vilela será palco para o painel “O protagonismo do Memorial Teotônio Vilela e sua conexão com as Diretas já”, facilitado pelo cientista político Eduardo Magalhães. Além disso, entre os dias 12 e 18 de maio, estará aberta para visitação a exposição “30 anos das Diretas Já e o acervo Teotônio Vilela”. O Memorial Teotônio Vilela está localizado na Avenida Dr. Antonio Gouveia, no bairro da Pajuçara, e funciona todos os dias das 9h às 21h.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado pela esposa após agredi-la dentro de apartamento no Farol, em Maceió
Pai é preso suspeito de agredir filha durante confusão familiar na Cidade Universitária
Homem é preso em Rio Largo após agredir ex-companheira e ameaçá-la de morte
Homem embriagado é preso após agredir companheira e quebrar objetos, na Chã da Jaqueira
Ex-marido tenta matar mulher a facadas e é preso no bairro do Poço, em Maceió
Homem é preso após criança acionar polícia para denunciar agressão contra tia em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
