Alagoas

Projeto alagoano é finalista em prêmio nacional

Por Agência Alagoas 22/05/2014 15h03

O projeto “Desburocratizando o Registro de Empresas em Alagoas através do Portal Facilita Alagoas”, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), é o único representante do estado selecionado como finalista do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2014. Entre os selecionados, foram escolhidas 16 propostas provenientes de dez unidades federativas do país.

A competição é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em sua décima terceira edição, a premiação visa destacar inovadoras e modernas iniciativas de governo eletrônico aplicadas na administração e serviço público.

A inscrição do prêmio foi aberta para entidades e empresas públicas compreendendo as esferas municipais, estaduais e federais. Para definir os finalistas, uma comissão selecionada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) foi designada para a avaliação. Dez itens, abrangendo aspectos como ineditismo, modernização dos serviços públicos oferecidos e impactos e possibilidade de replicação, foram os pontos analisados para definir os 16 finalistas da premiação.

O projeto alagoano explana a utilização do Portal Facilita Alagoas como interface digital de comunicação direta com os contribuintes e instituições ligadas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, tudo visando a simplificação e diminuição da burocracia no registro empresarial.

“Estar entre os finalistas do Prêmio e-Gov é mais um reconhecimento do trabalho árduo que temos realizado em Alagoas desde 2011. Conseguimos grandes conquistas desde então, como o Prêmio Master do Drei [Departamento de Registro Empresarial e Integração], oferecido no ano passado.