Estado inaugura a primeira Casa de Direitos do Nordeste

O governador Teotonio Vilela Filho inaugura nesta sexta-feira, às 11h30, a Casa de Direitos, que funcionará no bairro do Jacintinho. Essa é a segunda Casa de Direitos do país – a primeira na região Nordeste. O órgão vai funcionar como um núcleo de mediação de conflitos e justiça comunitária.
A Casa de Direitos, no Mirante do Jacintinho, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) em conjunto com a Prefeitura de Maceió, Caixa Econômica Federal e Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), do Ministério da Justiça.
O carro-chefe da Casa de Direitos será a mediação de conflitos realizada por pessoas do próprio bairro, que serão treinadas como mediadores pela Sepaz. Esta é uma forma de trabalhar a prevenção da violência ao permitir que o conflito entre vizinhos ou conhecidos não evolua para algo pior, como uma agressão física ou até homicídio por impulso. A previsão é que, apenas nesse Núcleo de Justiça Comunitária e Mediação de Conflitos, sejam realizados 170 atendimentos mensais.
“Além de oferecer à população vulnerável a proximidade com serviços do Poder Judiciário, Ministério Público, atendimento jurídico gratuito e emissão de documentos, a Casa de Direitos investe na resolução pacífica de conflitos, por meio do Núcleo de Justiça Comunitária”, explicou o secretário da SRJ, Flávio Caetano.
Um dos órgãos que farão atendimento na Casa de Direitos é o Procon. A instituição estará à disposição nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 14h, para realizar atendimentos, abrir reclamações e tirar dúvidas da população, além de disponibilizar palestras e mini-cursos voltados à educação para o consumo.
Últimas notícias

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú

Renan Filho diz que Lula acerta ao vetar aumento de deputados; AL é prejudicada com medida

Justiça determina suspensão da eleição do CSE por supostas irregularidades
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
