Ecoturismo e turismo de aventura potencializam atrativos de AL
Alagoas possui belezas naturais distribuídas por todas as regiões que vão muito além de seu litoral. De norte a sul é possível se aventurar em trilhas, banho de cachoeira, mergulho e parasail (atividade recreacional em que o praticante é puxado por um veículo - geralmente uma lancha - conectado a um paraquedas especial).
Embora o Estado ainda seja um destino fortemente ligado ao turismo de “sol e mar”, é possível afirmar que o ecoturismo e o turismo de aventura estão ganhando cada vez mais espaço.
Enquanto o ecoturismo integra o homem à natureza, despertando a consciência de conservação, preservação e contemplação ambiental, o turismo de aventura possui uma proposta bem mais sensorial, de contato com o meio ambiente. Esta segmentação turística é caracterizada por atividades recreativas que envolvem desafios, mas que não possuem o caráter competitivo e proporcionam o desfrute de experiências como liberdade, prazer e superação.
O ecoturismo é o segmento de turismo que mais cresce no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A pesquisa - realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura encomendada pelo Ministério do Turismo (Mtur) -, mostra que o crescimento do turismo de natureza está à frente de destinos de sol e praia e de negócios. A pesquisa ainda apresenta que 21% dos estrangeiros que visitam o Brasil vêm em busca de contato com as belezas naturais.
Experiências Sensoriais
O encantamento por um lugar depende muito das experiências vividas nele. Por isso, empresários investem em diferenciais. Os detalhes importantes para encantar mais aos turistas fizeram com que o empresário Robério Ramos, à frente da Farol da Foz Ecoturismo – empresa localizada no litoral sul de Alagoas, em Piaçabuçu – comemorasse o certificado de excelência da TripAdvisor como o Melhor Passeio de Barco até a Foz do Rio São Francisco em 2014.
“No nosso passeio oferecemos dois diferencias que considero bem grandiosos. Como trabalhamos com grupos pequenos, de até sete pessoas, podemos levar os visitantes para tomar um banho na Foz do Rio São Francisco, além de informá-los sobre a região, mostrar fotos antigas e interagir com eles”, explica.
Atuando no mercado há 16 anos, a Farol da Foz atua no segmento de turismo de aventura em toda região do São Francisco, em diversas modalidades, entre elas, o passeio panorâmico de parasail, que pode ser na praia ou nas águas do Velho Chico. Para quem não aprecia altura, a empresa oferece opções como ski-bunda, ski-pança, trilhas e passeios de buggy, super-buggy (carro com capacidade para oito pessoas).
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Ex-funcionário é alvo de operação por desviar R$ 281 mil de patrão idoso
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Homem é preso em Maceió suspeito de fotografar mulheres dormindo de roupas íntimas
Homem reage à abordagem em Arapiraca e ameaça policiais dizendo ser 'família de deputado'
Homem é encontrado morto dentro de cisterna na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
