Ecoturismo e turismo de aventura potencializam atrativos de AL
Alagoas possui belezas naturais distribuídas por todas as regiões que vão muito além de seu litoral. De norte a sul é possível se aventurar em trilhas, banho de cachoeira, mergulho e parasail (atividade recreacional em que o praticante é puxado por um veículo - geralmente uma lancha - conectado a um paraquedas especial).
Embora o Estado ainda seja um destino fortemente ligado ao turismo de “sol e mar”, é possível afirmar que o ecoturismo e o turismo de aventura estão ganhando cada vez mais espaço.
Enquanto o ecoturismo integra o homem à natureza, despertando a consciência de conservação, preservação e contemplação ambiental, o turismo de aventura possui uma proposta bem mais sensorial, de contato com o meio ambiente. Esta segmentação turística é caracterizada por atividades recreativas que envolvem desafios, mas que não possuem o caráter competitivo e proporcionam o desfrute de experiências como liberdade, prazer e superação.
O ecoturismo é o segmento de turismo que mais cresce no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A pesquisa - realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura encomendada pelo Ministério do Turismo (Mtur) -, mostra que o crescimento do turismo de natureza está à frente de destinos de sol e praia e de negócios. A pesquisa ainda apresenta que 21% dos estrangeiros que visitam o Brasil vêm em busca de contato com as belezas naturais.
Experiências Sensoriais
O encantamento por um lugar depende muito das experiências vividas nele. Por isso, empresários investem em diferenciais. Os detalhes importantes para encantar mais aos turistas fizeram com que o empresário Robério Ramos, à frente da Farol da Foz Ecoturismo – empresa localizada no litoral sul de Alagoas, em Piaçabuçu – comemorasse o certificado de excelência da TripAdvisor como o Melhor Passeio de Barco até a Foz do Rio São Francisco em 2014.
“No nosso passeio oferecemos dois diferencias que considero bem grandiosos. Como trabalhamos com grupos pequenos, de até sete pessoas, podemos levar os visitantes para tomar um banho na Foz do Rio São Francisco, além de informá-los sobre a região, mostrar fotos antigas e interagir com eles”, explica.
Atuando no mercado há 16 anos, a Farol da Foz atua no segmento de turismo de aventura em toda região do São Francisco, em diversas modalidades, entre elas, o passeio panorâmico de parasail, que pode ser na praia ou nas águas do Velho Chico. Para quem não aprecia altura, a empresa oferece opções como ski-bunda, ski-pança, trilhas e passeios de buggy, super-buggy (carro com capacidade para oito pessoas).
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
