Codevasf leva Programa Água para Todos para Piaçabuçu
A histórica Piaçabuçu (AL), próxima à Foz do rio São Francisco, tornou-se o vigésimo terceiro município alagoano a receber as ações de segurança hídrica do programa Água para Todos em Alagoas. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), organizações da sociedade civil - como associações de quilombolas e de mulheres -, e representantes do poder público municipal se uniram para formar o Comitê Gestor Municipal do Água para Todos em Piaçabuçu, primeiro passo para que a Codevasf possa dar início ao cadastramento, seleção e implantação das cisternas para consumo humano no terreiro das casas de famílias da zona rural com deficiência de acesso a água.
O Comitê Gestor Municipal do programa Água para Todos de Piaçabuçu é formado por quinze membros que representam diversas organizações da sociedade civil e do poder público municipal, com representantes titulares e suplentes, que terão poder de ação - ao trabalharem na identificação de comunidades rurais com deficiência no acesso à água para consumo humano -, e de decisão sobre as ações do programa no município, a exemplo da inclusão ou não de famílias nos benefícios de acordo com a legislação federal do programa.
Integram o comitê as secretaria municipais de Agricultura e Pesca e de Esporte e Lazer; a Associação Olha O Chico, as igrejas Batista e Católica, o Movimento de Mulheres de Piaçabuçu, a Associação de Moradores do Povoado Retiro, a Associação de Moradores do Potingui, a Comunidade Quilombola Pixaim, a Colônia de Pescadores Z-19 e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piaçabuçu.
O coordenador do novo comitê, Joaquim Eugênio, que também é secretário municipal de Agricultura e Pesca, descreveu as dificuldades de acesso a água de comunidades rurais do município. “Apesar do município estar situado numa área com bastante água, temos comunidades que ainda não possuem acesso à água ideal para consumo humano. Temos comunidades que estão na margem do rio e fazem a captação de água, mas ela é salobra.
Outra comunidade localizada nas dunas da praia do Peba acumula água em cacimbas. Essa é a vantagem do uso das cisternas, pois permite captar água de qualidade”, afirmou o coordenador.
Antes da formação do comitê, a socióloga Cláudia Lima, que atua no programa em Alagoas pela Codevasf, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Água para Todos e acerca das atribuições dos membros.
A coordenadora de organização social do programa na Codevasf em Alagoas, Eleniz Lisboa, avaliou como um sucesso as atividades para formação do comitê de Piaçabuçu - cujos integrantes são oriundos do Comitê Gestor do Plano Brasil Sem Miséria nas ações de inclusão produtiva, também organizado pela Companhia, e que agora passou a atender ao programa Água para Todos e a outras ações da Codevasf no município.
“A participação das comunidades rurais foi grandiosa. Pudemos explicar a execução do programa e tirar dúvidas das pessoas sobre os critérios de participação. Essa primeira parte, que é a apresentação do Água para Todos no município, é importante para que as lideranças comunitárias entendam o funcionamento do programa. A partir de agora, vamos fazer um trabalho especifico nas comunidades. A próxima etapa será uma reunião com os agentes comunitários de saúde, onde identificaremos as comunidades a serem atendidas no município”, explicou.
Ela acrescentou que o programa tem como meta inicial definida pelo Comitê Gestor Nacional do Água para Todos a implantação de 356 cisternas para consumo humano em Piaçabuçu, mas que esse número poderá ser alterado de acordo com o levantamento de campo realizado pela equipe da Codevasf com apoio do Comitê Gestor Municipal.
Diversas autoridades participaram da formação do comitê, entre elas o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ivan Craveiros, a chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Piaçabuçu, Dilma Guedes, que representou o prefeito Dalmo Santana, secretários municipais, entre outros.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
