Artesanato alagoano tem 12 mil profissionais reconhecidos

Cerca de 12 mil artesãos alagoanos encontraram no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) uma oportunidade de transformação social e melhoria de vida, elevando seu nível cultural, profissional e econômico. A geração de trabalho e renda e o estímulo ao aproveitamento das vocações regionais proporcionaram ao setor artesanal o reconhecimento, que, por muito tempo, não existia por parte da sociedade.
Dessa forma, a Secretaria de Estado do Planejamento Econômico (Seplande) estimulou a importância da produção artesanal enquanto atividade econômica em Alagoas e assumiu o compromisso de coordenar o Programa, através da Diretoria de Design e Artesanato. Para isso, promove ações conjuntas voltadas para o fortalecimento desse segmento produtivo, executando atividades que buscam valorizar o artesão enquanto autor e formador cultural dentro e fora do Estado.
“Conseguimos ocupar o primeiro lugar no ranking de número de profissionais artesãos cadastrados. Esse é o resultado de uma soma de esforços e avanços que viemos desenvolvendo em parceria com os artesãos. Nosso maior objetivo é estimulá-los enquanto segmento produtivo econômico, e, sobretudo, cultural, dentro e fora do Estado”, destacou a secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Ao primar pela excelência de criação e elaboração dos produtos, o projeto preserva as culturas locais, proporcionando uma mentalidade empreendedora nos trabalhadores, por meio da preparação dos grupos produtivos e de seus artesãos para o mercado competitivo. Eles passam não apenas a vender seus produtos mais facilmente e com credibilidade, como também ganham visibilidade frente à cadeia produtiva e aos consumidores.
Últimas notícias

Diretora da Band defende jornalista que empurrou repórter ao vivo

Vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
