Artesanato alagoano tem 12 mil profissionais reconhecidos
Cerca de 12 mil artesãos alagoanos encontraram no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) uma oportunidade de transformação social e melhoria de vida, elevando seu nível cultural, profissional e econômico. A geração de trabalho e renda e o estímulo ao aproveitamento das vocações regionais proporcionaram ao setor artesanal o reconhecimento, que, por muito tempo, não existia por parte da sociedade.
Dessa forma, a Secretaria de Estado do Planejamento Econômico (Seplande) estimulou a importância da produção artesanal enquanto atividade econômica em Alagoas e assumiu o compromisso de coordenar o Programa, através da Diretoria de Design e Artesanato. Para isso, promove ações conjuntas voltadas para o fortalecimento desse segmento produtivo, executando atividades que buscam valorizar o artesão enquanto autor e formador cultural dentro e fora do Estado.
“Conseguimos ocupar o primeiro lugar no ranking de número de profissionais artesãos cadastrados. Esse é o resultado de uma soma de esforços e avanços que viemos desenvolvendo em parceria com os artesãos. Nosso maior objetivo é estimulá-los enquanto segmento produtivo econômico, e, sobretudo, cultural, dentro e fora do Estado”, destacou a secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Ao primar pela excelência de criação e elaboração dos produtos, o projeto preserva as culturas locais, proporcionando uma mentalidade empreendedora nos trabalhadores, por meio da preparação dos grupos produtivos e de seus artesãos para o mercado competitivo. Eles passam não apenas a vender seus produtos mais facilmente e com credibilidade, como também ganham visibilidade frente à cadeia produtiva e aos consumidores.
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Rua Humberto Mendes é interditada para obra do Renasce Salgadinho
Ifal Maragogi celebra 15 anos de aniversário no Litoral Norte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
