Integrantes da Ufal apresentam pesquisa em encontro no Peru
Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), da Biblioteca Central, da Reitoria, do Centro de Educação e do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas apresentaram trabalhos no 15º Encuentro Internacional Virtual Educa, que aconteceu na cidade de Lima, Peru, no período de 9 a 13 de junho.
O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, que também apresentou pesquisa no evento, destacou a importância da participação dos servidores da Ufal. “A representatividade da Ufal, por meio da apresentação dos resultados das pesquisas na área de EAD e TIC, mostra a valorização dos servidores da instituição, ao permitir a participação destes em atividades de capacitação e intercâmbio com pesquisadores de vários países num evento de grande qualidade, que é o caso do Virtual Educa”, ressaltou.
Para Ivanderson Pereira, do curso de Pedagogia, participar de um evento da magnitude do XV Encuentro Internacional Virtual Educa “contribui para a formação continuada dos professores, técnicos e tutores da Universidade que buscam compreender os fenômenos educacionais emergentes do cenário das Tecnologias da Informação e Comunicação”.
O Encuentro Internacional Virtual Educa é um evento anual que ocorre nos países da América Latina promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com objetivo de debater, promover a troca de experiências e formular vias de ação acerca da Educação mediada por tecnologias. O congresso se organiza em mesas-redondas e conferências nas quais são apresentados os trabalhos científicos. O próximo Encuentro Internacional Virtual Educa ocorrerá em 2016 no México.
Pesquisas apresentadas
A avaliação da aprendizagem na educação a distância foi foco da investigação realizada por Clésia Maria Hora Santana, doutoranda em Educação pela Ufal, e Cleide Jane de Sá Araújo Costa, docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. O estudo “Avaliação da aprendizagem e estratégias didáticas na EAD: Uma relação indissociável” foi apresentado por Cleide Jane na tarde do dia 10 de junho.
O estudo intitulado “Observações da Interferência do Facebook na aprendizagem dos adolescentes”, de autoria de Fabiana Maria Cavalcante Rego Oliveira e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, vice-coordenador da Cied. Fabiana mostrou a relação entre o uso do Facebook e seus impactos na sala de aula. Já na manhã do dia 12 de junho foi comunicada a pesquisa intitulada “Uso das TIC no ensino da Contabilidade Aplicada ao setor público”, desenvolvida e apresentada por Danielle Patricia Nascimento Galdino, Contadora da Universidade e Helena Cristina Pimentel do Vale, bibliotecária, mestrandas em Educação pela Ufal.
Emmanuele Maria Correia Costa, tutora da Cied, e Helena Cristina Pimentel do Vale, apresentaram o trabalho intitulado “Aprendizagem baseada em problemas: Uma estratégia de ensino aprendizagem no curso de biblioteconomia e pedagogia” ao final da manhã do dia 12 de junho.
As comunicações das pesquisas produzidas pela Ufal foram encerradas na tarde do dia 12 com a apresentação do trabalho intitulado “O telefone móvel como recurso didático: reflexões a partir da produção de radiodramas com professores da educação básica” de autoria de Ivanderson Pereira da Silva, docente do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca e Luís Paulo Leopoldo Mercado, coordenador da Cied.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
