Após queda de viaduto, BH cancela eventos da Copa
A prefeitura de Belo Horizonte informou que, por motivo de luto oficial e em respeito às famílias das vítimas do desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes, não haverá Fifa Fan Fest no Expominas hoje (4). O acidente no viaduto, que estava em construção, matou duas pessoas e feriu 22, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que terminou nas primeiras horas desta manhã o resgate do último corpo soterrado.
Ainda segundo a prefeitura, também foram cancelados seguintes os eventos de exibição dos jogos da Copa do Mundo: Savassi Cultural; Point da Brahma, na Praça JK; Conexão BH, Cidade da Música, Cidade do Mundo; Samba da Quadra - A Copa é em BH; Espaço OI no Mercado Central; e Casa da Copa – Budmansion.
Por meio de nota, a prefeitura informou que um comitê composto por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Defesa Civil, da Cowan (empresa responsável pelas obras do viaduto acidentado) e da Consol (empresa responsável pelo projeto) já foi convocado para fazer um levantamento de todos os dados que envolvem o desabamento, elaborar um criterioso diagnóstico das causas do acidente e definir as providências que serão tomadas.
Já a BHtrans informou que, em função do acidente, a Avenida Pedro I foi interditada entre as avenidas Portugal e Cristiano Guimarães. A recomendação é que os condutores evitem a região e deem preferência a caminhos alternativos, como as avenidas Cristiano Machado, Portugal, Olimpio Mourão Filho e Vilarinho. Informações sobre o trânsito estão sendo disponibilizadas no Twitter da empresa @OficialBHTRANS.
As linhas diretas das estações Vilarinho e Venda Nova, que passam pela Avenida Pedro I, serão desviadas para a Avenida Cristiano Machado. As linhas que param nas duas estações e passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para vias internas. No sentido bairro-centro, saindo de Venda Nova, os veículos vão seguir pela Rua Alfredo Santos Neves, Avenida Vilarinho, Rua Dr. Álvaro Camargos, São Pedro do Avaí e Pedro I. A partir daí, o itinerário é o mesmo. No sentido centro/bairro, o itinerário se mantem normal até a Estação Montese e depois entra no Viaduto João Samaha, Rua João Samaha, segue pela Rua Álvaro Camargos e Avenida Vilarinho.
O acidente ocorreu por volta das 15h, na Avenida Pedro I, região da Pampulha, em Belo Horizonte. O local fica próximo à Lagoa do Nado. A estrutura despencou e atingiu um micro-ônibus (onde morreu a condutora), um carro (onde estava o rapaz que teve o corpo resgatado na madrugada) e dois caminhões. O viaduto em construção integra o sistema de Bus Rapid Transport (BRT) da cidade e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.
Ainda ontem, a presidenta Dilma Rousseff lamentou o acidente por meio da sua conta de Twitter. Além de prestar solidariedade às famílias das vítimas, ela colocou o governo federal à disposição para o que for necessário. A Construtora Cowan, responsável pelas obras de construção, também se manifestou sobre o desabamento do viaduto, mas não indicou motivos para o acidente.
O viaduto Guararapes estava em fase de acabamento e seria entregue no final do mês. No início de fevereiro, outro viaduto do mesmo complexo de obras para a instalação do sistema de transporte rápido por ônibus, o Montesi, teve que ser interditado devido à um problema estrutural – parte do viaduto em construção se deslocou, lateralmente, cerca de 30 centímetros em relação à estrutura.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
