Custo de vida em São Paulo fica estável em junho
O Índice de Custo de Vida (ICV) na cidade de São Paulo ficou estável em junho. Dados divulgados hoje (7) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que mede o ICV, destacam que a alta verificada nos grupos habitação (0,44%) e despesas pessoais (0,39%) foi compensada pela queda nas despesas com alimentação (0,27%) e transporte (27%).
A alta em habitação foi puxada pelo aumento em itens como gás de rua (2,89%), mão de obra da construção civil (2,39%) e material de construção (0,82%), além dos subgrupos locação, impostos e condomínio (0,17%) e operação do domicílio (0,22%). Em despesas pessoais, o maior aumento foi o dos produtos de higiene e beleza (0,80%).
Em alimentação, o saldo de redução dos preços veio com a alta de 0,74% dos produtos industrializados, compensada pela queda de 1,51% dos itens in natura e semielaborados. No grupo transportes, a redução foi causada pela queda de 3,33% no preço do etanol.
No primeiro semestre de 2014, o ICV mediu inflação de 4,13%. As maiores altas foram nos grupos educação e leitura (8,49%), despesas pessoais (8,36%) e alimentação (5,75%). Os menores aumentos foram em vestuário (0,05%), equipamento doméstico (0,64%) e recreação (1,07%).
Nos últimos 12 meses, o ICV registrou alta de 6,19%. Os principais aumentos foram em: despesas diversas (11,40%), despesas pessoais (10,11%) e educação e leitura (8,83%). Tiveram influência nos resultados a inflação dos gastos com animais domésticos (14,25%) e subgrupos como fumo e acessórios (12,48%) e higiene e beleza (7,71%).
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
