MP recomenda proibição de venda e consumo de bebida alcoólica na final da Copa
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) expediu, nesta sexta-feira (11), recomendação à Secretaria de Ordem Pública (SEOP), à Secretaria de Estado de Segurança Pública e à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para que seja intensificada a fiscalização no entorno do Estádio do Maracanã. O objetivo é coibir a venda e o consumo de bebida alcoólica nas imediações do estádio, a partir das 12h20 deste domingo (13), duas horas antes do início da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo.
De acordo com a recomendação, assinada pela promotora de Justiça Glícia Pessanha Viana Crispim, o Decreto Municipal 30.417/2002 proíbe "toda e qualquer comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã em dias de jogos, no período compreendido entres duas horas anteriores ao início do evento e duas horas posteriores ao término do evento naquela praça esportiva e o consumo de bebida alcoólica, nas áreas públicas, no mesmo período”.
Na semana passada, o MP-RJ e a Coordenação do Grupo Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) já haviam expedido recomendação para que fossem restringidos o consumo e a venda de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa do Mundo, a partir do jogo do dia 4 de julho. Também recomendaram a proibição da venda, o fornecimento, a entrega de garrafas e/ou latas ou o acesso dos torcedores a esses objetos no interior do Maracanã. Essa recomendação permanece válida também para a partida final da Copa do Mundo.
As recomendações foram motivadas pelos inúmeros relatos de episódios de violência envolvendo torcedores, em razão do consumo de bebidas alcoólicas, ocorridos no Maracanã durante os jogos da Copa do Mundo, conforme consta nos relatórios do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) da Polícia Militar.
Últimas notícias
Homem é condenado a mais de oito anos de prisão por morte de pescador em Maceió
Confiança visual decide antes do clique: Como o design guia as escolhas digitais no futebol
Hemoal realiza coletas externas de sangue em Maceió e Teotônio Vilela nesta terça (22)
Maceió anuncia quase R$ 7 milhões para cultura por meio da Lei Aldir Blanc
Luciano Barbosa reforça apoio a Arthur Lira durante carreata em Arapiraca
Aulões para o Enem promovidos por Rafael Brito ampliam chances de alagoanos
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
