Apesar de aprovação de estatuto, Arapiraca não conta com guarda municipal
Nesta quarta-feira (16) foi aprovado, no Plenário do Senado, o projeto que cria o Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Agora as medidas do projeto só precisam de sanção presidencial para entrar em vigor.
Entre as medidas, o projeto prevê poder de polícia, incumbência da vida, padronização de uniformes, uso de arma de fogo, colaboração com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por parte dos guardas municipais.
Apesar dos elevados índices de violência em Arapiraca, o município ainda não conta com guarda municipal. Em recente pesquisa divulgada pelo governo do estado de alagoas, Arapiraca registrou 77 homicídios só este ano.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, informou que o município não possui guarda municipal, apenas conta com vigilância patrimonial. “Para se criar a guarda precisa-se aprovar projetos de lei, passar pela aprovação da câmara, todo esse processo. "No momento a prefeitura não tem previsão para criar uma”, disse a assessoria.