Almagis divulga nota sobre situação do sistema de internação
A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) vem a público expressar sua preocupação com a situação crítica do sistema de internação de crianças e adolescentes infratores do estado de Alagoas. A entidade de classe acompanha a atuação dos magistrados das varas da infância e juventude da Capital e do Interior e observa o desgaste no tocante às decisões que visam a ressocialização dos jovens.
A falta de estrutura e segurança nas unidades de ressocialização é motivo de extrema inquietação de toda a magistratura que atua nessa área. Ao aplicar medidas de internação, os juízes se deparam com sérios problemas como a superlotação, acomodações insalubres e a falta de atividades socioeducativas.
Ressalta-se que, não raras vezes, os magistrados têm suas decisões desrespeitadas no que diz respeito a não aceitação do adolescente na unidade de internação, sob a justificativa de não haver vaga. Vale enfatizar, que as decisões dos juízes não podem ser pautadas com base na ineficiência do Estado.
Ocorre que é dever do Estado garantir estrutura física e de pessoal para a ressocialização dos jovens que cometem ato infracional e, caso isso não aconteça, o Judiciário tem o papel de interferir e cobrar o cumprimento das medidas socioeducativas impostas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Almagis compartilha da preocupação dos juízes e dará todo apoio no sentido de cobrar ações para que o regime de reeducação desses jovens seja respeitado.
Últimas notícias
Jovem fica gravemente ferido ao sofrer queda de moto em Maragogi
JHC lidera disputa pelo Governo de Alagoas com ampla vantagem, aponta pesquisa
Defesa diz que não há prova de falha humana em acidente com ônibus que matou 16 em AL
Homem é preso por agredir e ameaçar matar esposa no bairro Cidade Universitária
Esposo é preso por tentar sufocar mulher dentro de UPA de Maceió
Idoso é preso por tentar matar esposa com golpes de faca em Estrela de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
