Chuva mais forte sobre o Cantareira só daqui a uma semana, prevê Inmet
O nível do Sistema Cantareira voltou a baixar hoje (18), passando de 17,7% para 17,5% da capacidade do volume morto, a chamada reserva técnica.
Mesmo com a chegada de uma nova frente com previsão de chuviscos contínuos e queda na temperatura, a partir do final desta sexta-feira, o quadro de escassez de água nas fontes de captação do sistema não deve se alterar.
A partir de segunda-feira (21), o tempo mais seco e com sol volta a predominar em todo o estado de São Paulo, informou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Existe, no entanto, possibilidade de chuvas mais fortes entre quinta e sexta-feira (24 e 25) próximas. “Essa frente fria que está agindo hoje [18] sobre o estado de São Paulo só deve trazer chuva de fraca intensidade, mas, na área de Campinas, São Carlos e Bragança Paulista, pode chover mais forte a partir de quinta-feira.”
Ainda assim, as chuvas serão passageiras e insuficientes para amenizar o problema da falta de água nos mananciais responsáveis pelo abastecimento de 9 milhões de consumidores atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parte da capital paulista e em mais dez municípios. O Sistema Cantareira é alimentado por cinco bacias hidrográficas, entre as quais a do Alto Tietê. No Sistema do Alto Tietê, o nível também baixou, passando de 23,2% ontem (17) para 23% hoje.
Com a estiagem e a gradual baixa na capacidade de armazenagem, desde o dia 16 de maio, a Sabesp passou a usar a água da reserva técnica, acrescentando à oferta 182,5 bilhões de litros de água sobre o volume total que, naquele momento, estava em 982,07 bilhões de litros. Se o próximo verão, que começa no dia 21 de dezembro, for tão seco quanto o último, a reserva pode acabar em março do ano que vem.
Últimas notícias
Carro com cinco ocupantes capota em curva e deixa dois feridos em rodovia de Arapiraca
Foragido há cinco anos é preso em operação integrada entre forças de segurança em Maceió
Ministros de Lula fazem “maratona” de entregas antes de deixar governo
Incêndio de grandes proporções atinge fábrica no Brás, em São Paulo
Ex invade casa da vítima, faz ameaças e acaba preso em flagrante em Quebrangulo
Mulher é presa com revólver durante abordagem policial em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
