Belo fala sobre a boa forma: 'Me sinto melhor do que aos 20 anos'
Aos 40 anos e 20 quilos mais magro, Belo não tem dúvida: está vivendo um dos melhores momentos de sua vida. Além da sua força de vontade e dedicação para mudar seus hábitos, ele diz que sempre teve o apoio da mulher, Gracyanne Barbosa, nesse processo de transformação. "Ela foi um divisor de águas na minha vida, a pessoa que me estabilizou, não só na parte pessoal, mas na minha vida profissional. Hoje, me sinto muito melhor do que aos 20 anos. Tenho disposição para fazer coisas que eu não fazia antigamente", afirma ele.
A primeira mudança de Belo aconteceu há dois anos, quando o cantor decidiu eliminar um dos piores vícios: o cigarro. Na época, ele estava com 94kg e hoje oscila entre os 72kg e 74kg. "Parar de fumar foi a melhor coisa que fiz na minha vida e da qual tenho o maior orgulho em dizer. A partir daí, tudo mudou. Minha esposa não aguentava mais, reclamava todo dia dizendo que beijava um cinzeiro. Então, eu decidi que ia mudar todo o meu jeito de viver e buscar minha qualidade de vida", lembra Belo, que começou a emagrecer com a prática de esportes e uma dieta balanceada: "Isso fez com que eu perdesse 20 quilos em 2 anos", completa.
Segundo o cantor, para de fumar o deixou com mais disposição para as atividades físicas: "Voltei a fazer coisas que fazia quando era criança, como jogar bola, andar de skate e nadar. Comecei a aprender outros esportes que eu considerava mais difíceis, como tênis e futevôlei. Parei de fumar, comecei a perder peso e mudei a minha alimentação".
A maior dificuldade para Belo foi eliminar o açúcar de sua dieta. "Eu adorava doce. Quando sentava em um restaurante, antes de ver no cardápio o que ia comer, eu olhava a sobremesa. Eu comia de tudo: pastel, fritura, queijo, presunto, pão francês, farinha de trigo em excesso, glúten, macarrão. Também era apaixonado por massa, feijoada, rabada... Cortei tudo", conta ele.
Belo garante que não sente falta da antiga alimentação. "Hoje eu como arroz integral, verdura, salada e grelhado. Quando você se acostuma com uma dieta, é muito difícil voltar aos velhos hábitos. Não sinto falta mesmo e foi algo que aconteceu do dia para a noite, fiz meu organismo se adaptar. Fui a um nutricionista que me passou a dieta e, desde então, tenho uma alimentação saudável", comemora.
Com o novo cardápio, o cantor desenvolveu outro hobby, o de cozinhar. Até mesmo nas viagens a trabalho Belo passou a improvisar para não sair da dieta: "Muitas vezes é difícil encontrar comidas grelhadas, com menos sal. Então, vi que precisava aprender a cozinhar. Quando comecei a preparar, a Gracyanne também gostou e eu adorei, né? Me senti um chef (risos). Todo mundo começou a elogiar, dizer que estava gostoso e isso me incentivou".
E é claro que os hábitos saudáveis na vida do cantor tiveram grande influência de sua mulher. "A Gracyanne era a única pessoa em casa que comia diferente. Era batata doce, o açúcar não existia... Hoje, aqui em casa todo mundo tem uma alimentação melhor. As minhas filhas mais novas, de 14 e15 anos, já estão usando adoçante, por exemplo. Isso vai ser muito bom para elas daqui pra frente", diz Belo.