HU recebe medicamento para retomar quimioterapia
O Hospital Universitário (HU) recebeu, na última sexta-feira (18), o medicamento que faltava para dar continuidade ao tratamento quimioterápico de pacientes. O produto dexorrubicina, cujo nome comercial é adriamicina, foi entregue no final da tarde pelo fornecedor Norbrd Distribuídora de Produtos Hospitalares, com sede no Ceará. Segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico do hospital, chegaram 200 unidades de frascos e ampolas da droga, utilizada mais frequentemente para o tratamento contra o câncer de mama.
Pelo menos 35 pacientes utilizam este medicamento no HU e a quantidade recebida deve surprir a demanda do hospital em dois meses e meio. O risco de voltar a faltar a droga foi descartado pelos profissionais do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a Libre Farmacêutica retomou à produção do medicamento no último dia 14 de julho e a distribuição para os fornecedores de todo o País está sendo normalizada, segundo informação dos próprios fornecedores do hospital.
O HU estava há 40 dias aguardando do fornecedor a remessa da dexorrubicina e da navelbine, esta última ainda não entregue e que é utilizada por duas pacientes em tratamento do câncer de mama. O hospital estava pedindo “emprestado” o medicamento a outros estados, mas a demora na entrega da droga levou à suspensão do tratamento de alguns pacientes.
Nesta segunda, 21, a equipe de enfermagem do Cacon está entrando em contato com esses pacientes para retomar o tratamento no decorrer desta semana.
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
