HU recebe medicamento para retomar quimioterapia
O Hospital Universitário (HU) recebeu, na última sexta-feira (18), o medicamento que faltava para dar continuidade ao tratamento quimioterápico de pacientes. O produto dexorrubicina, cujo nome comercial é adriamicina, foi entregue no final da tarde pelo fornecedor Norbrd Distribuídora de Produtos Hospitalares, com sede no Ceará. Segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico do hospital, chegaram 200 unidades de frascos e ampolas da droga, utilizada mais frequentemente para o tratamento contra o câncer de mama.
Pelo menos 35 pacientes utilizam este medicamento no HU e a quantidade recebida deve surprir a demanda do hospital em dois meses e meio. O risco de voltar a faltar a droga foi descartado pelos profissionais do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a Libre Farmacêutica retomou à produção do medicamento no último dia 14 de julho e a distribuição para os fornecedores de todo o País está sendo normalizada, segundo informação dos próprios fornecedores do hospital.
O HU estava há 40 dias aguardando do fornecedor a remessa da dexorrubicina e da navelbine, esta última ainda não entregue e que é utilizada por duas pacientes em tratamento do câncer de mama. O hospital estava pedindo “emprestado” o medicamento a outros estados, mas a demora na entrega da droga levou à suspensão do tratamento de alguns pacientes.
Nesta segunda, 21, a equipe de enfermagem do Cacon está entrando em contato com esses pacientes para retomar o tratamento no decorrer desta semana.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
