Orquestra Sinfônica da Ufal ganha Prêmio Funarte
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas foi contemplada com o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras. Ao todo, 31 projetos entre orquestras de cordas, de câmara e sinfônica de várias regiões do Brasil receberão a quantia de RS 40 mil. Com o prêmio, promovido pela Fundação Nacional de Artes, as orquestras poderão adquirir novos instrumentos musicais, peças de reposição, estantes para partitura, materiais de consumo para instrumentos e investir na reparação dos mesmos.
Para o maestro da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), Nilton Souza, a conquista é resultado da trajetória percorrida pela OSU. “A premiação representa o reconhecimento de um trabalho iniciado há anos. Nós crescemos e organizamos nossa orquestra. É extremamente satisfatório saber que este trabalho foi contemplado pelo Prêmio Funarte, cujo avaliadores são profissionais qualificados que conhecem a música orquestral”, comemorou.
De acordo com o maestro, o prêmio será investido, prioritariamente, em instrumentos de percussão e sopro, além da manutenção de instrumentos de corda. “A compra de materiais é bastante estratégica, porque ela vem para auxiliar projetos futuros”, destacou.
Outras conquistas
Em maio deste ano, a Orquestra recebeu novos equipamentos e instrumentos a partir de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Na cerimônia, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, e o Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, entregaram instrumentos, como prato sinfônico e piano elétrico, além de equipamentos, como suporte para partituras e luminárias.
“A conquista do Prêmio Funarte e de novos equipamentos e instrumentos, por meio da Secult, possibilitam o avanço na qualidade do trabalho da Orquestra. Tudo contribui para a motivação dos músicos e para a ampliação do repertório. Consequentemente, os concertos serão cada vez mais reconhecidos pelo público”, frisou o maestro.
Apresentações da Orquestra Sinfônica no segundo semestre
No mês de agosto, excepcionalmente, o concerto da Quinta Sinfônica será realizado durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), dia 21, no Teatro Gustavo Leite. Subirão ao palco também o Coro da Ufal (Corufal) e cantores convidados.
Em setembro e outubro, a OSU realizará com o Corufal uma série de concertos pelo interior de Alagoas, contemplando os municípios de Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.
A partir de outubro, a Orquestra volta a apresentar a Quinta Sinfônica no palco do Teatro Deodoro. Os espetáculos ocorrerão em 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro, sempre às 20h.
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
