Capital

Restaurante popular do Benedito Bentes atende cerca de mil pessoas ao dia

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 28/07/2014 10h10
Restaurante popular do Benedito Bentes atende cerca de mil pessoas ao dia
- Foto: Agência Alagoas

Inaugurado em maio deste ano, o Restaurante Popular Prato Cheio - localizado no bairro do Benedito Bentes -, vem mostrando sinais de sucesso. O local atende, diariamente, mil pessoas, com o fornecimento de refeições nutritivas e balanceadas a um custo fixo de apenas R$ 2, 00. Desde que deu início as suas atividades, cerca de 30 mil refeições já foram produzidas pela unidade alimentar, contribuindo para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O público-alvo do restaurante popular são aqueles que fazem a segunda refeição fora de sua residência e cuja renda é insuficiente para garantir a necessidade alimentar diária. No terceiro dia de funcionamento, o restaurante já havia atingindo mil refeições servidas e a partir daí a meta foi atingida diariamente, confirmando a aprovação da população. Da produção diária, 300 refeições são disponibilizadas em quentinhas e outras 700 refeições são servidas para serem consumida no local.

De acordo com a coordenação do programa, o retorno vem sendo positivo e já há previsão de aumento no número de refeições O restaurante popular funciona das 11h às 14h30, mas a meta das mil refeições já está sendo atingida antes mesmo das 13h. Devido à procura, já foi feita uma solicitação do aumento de mais 30% no volume de refeições.

A população do Benedito Bentes aprovou o restaurante popular e tem se mostrado bastante satisfeita. Para Katiuscia Ferreira dos Santos, cobradora de ônibus e frequentadora assídua, a alimentação balanceada que é servida diariamente na unidade mudou seus hábitos alimentares. “Eu e meus colegas de trabalho frequentamos o Restaurante Popular desde que ele foi inaugurado. É incontestável o grande benefício que ele representa para a nossa comunidade. Antes de frequentar o restaurante, eu não comia salada, mas pela qualidade e pelo tempero da comida passei a comer”, disse a trabalhadora.

Além de disponibilizar espaço para eventos e atividades voltadas à educação alimentar e nutricional, o restaurante conta com 70% de seus funcionários oriundos da região, o que o torna uma fonte de renda e empregos para a comunidade. A unidade alimentar conta também com a parceria da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel), que vem fazendo a coleta seletiva diária dos resíduos sólidos do restaurante.