Fornecedores de cana recebem capacitação sobre helicoverpa
Fornecedores de cana de Alagoas assistiram a uma palestra na segunda-feira (28) sobre a helicoverpa armigera. Focos da praga, que chegou ao Estado em dezembro do ano passado e que ataca mais de 200 tipos de lavouras, foram confirmados nos municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Coruripe.
Apesar de não haver registros do ataque da helicoverpa à cultura da cana, pesquisas em laboratório constataram que a lagarta se alimenta da cana e que consegue completar o ciclo de vida.
A palestra foi ministrada pela gerente de Defesa Sanitária vegetal da Adeal e teve na participação das discussões o grupo técnico da helicoverpa, constituído pala Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Mapa, Embrapa e Ufal.
Na oportunidade, além das explicações sobre a praga, como ela ataca as lavouras e o ciclo de vida, foi apresentado também o plano de supressão com as ações que vêm sendo executadas em Alagoas, a exemplo do uso de armadilhas para monitorar a praga.
“Foi uma oportunidade que o fornecedor teve para tirar as dúvidas sobre a helicoverpa que vem causando prejuízos ao setor agropecuário alagoano”, afirmou o diretor Técnico da Asplana Antonio Rosário.
O encontro, que foi realizado no auditório da Asplana, em Jaraguá, foi destinado aos fornecedores de cana e técnicos da entidade de classe que representa mais de sete mil produtores rurais alagoanos.
Treinamento semelhante foi realizado no início deste mês com técnicos da Cooperativa Pindorama, onde focos da praga também foram encontrados.
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
