Professores do sul fluminense recebem capacitação sobre energia nuclear
Nova turma de professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis e de Paraty, municípios da costa verde do estado do Rio de Janeiro, concluiu hoje (30) o curso de capacitação sobre energia nuclear, promovido pelo Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A iniciativa é do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).
A central nuclear brasileira está localizada no município de Angra dos Reis, sul fluminense, e abriga as usinas nucleares Angra 1 e 2, em funcionamento, além da usina Angra 3, em construção.
O secretário de Defesa Civil de Angra dso Reis, Marco Oliveira, destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância da capacitação dos professores sobre o setor nuclear para disseminar as informações, com vistas à proteção da população.
“Nada melhor do que os profissionais da educação para repassar as informações. Eles fazem o trabalho na base, com os alunos. Por isso, é muito importante ter essas pessoas que participam do processo de formação do aluno, do cidadão, para informar o que eles têm na cidade, a fim de que tirem suas próprias conclusões. Conhecer como funciona uma usina nuclear, se há risco, se há plano de emergência, quem são os atores envolvidos numa situação dessas”, disse o secretário.
Oliveira informou que a capacitação dos professores é anual e contínua, e dá seguimento a uma ação iniciada há alguns anos em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. A capacitação consiste de 20 horas-aula, que incluem noções de defesa civil e riscos regionais, fundamentos básicos de energia nuclear, funcionamento de uma usina nuclear e plano de emergência. O certificado de conclusão tem chancela da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec).
Últimas notícias

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio

Câmera flagra perseguição a jovem que morreu após supostamente trocar tiros com a PM

Wesley Safadão divulga show de São João no Rancho do Maia

Polícia Militar emite nota oficial para esclarecer morte de adolescente em Palmeira dos Índios
Bolsonaro recebe alta de hospital após 23 dias internado

Mulher perde controle de veículo e colide contra poste no bairro Cavaco, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
