Professores do sul fluminense recebem capacitação sobre energia nuclear
Nova turma de professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis e de Paraty, municípios da costa verde do estado do Rio de Janeiro, concluiu hoje (30) o curso de capacitação sobre energia nuclear, promovido pelo Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A iniciativa é do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).
A central nuclear brasileira está localizada no município de Angra dos Reis, sul fluminense, e abriga as usinas nucleares Angra 1 e 2, em funcionamento, além da usina Angra 3, em construção.
O secretário de Defesa Civil de Angra dso Reis, Marco Oliveira, destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância da capacitação dos professores sobre o setor nuclear para disseminar as informações, com vistas à proteção da população.
“Nada melhor do que os profissionais da educação para repassar as informações. Eles fazem o trabalho na base, com os alunos. Por isso, é muito importante ter essas pessoas que participam do processo de formação do aluno, do cidadão, para informar o que eles têm na cidade, a fim de que tirem suas próprias conclusões. Conhecer como funciona uma usina nuclear, se há risco, se há plano de emergência, quem são os atores envolvidos numa situação dessas”, disse o secretário.
Oliveira informou que a capacitação dos professores é anual e contínua, e dá seguimento a uma ação iniciada há alguns anos em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. A capacitação consiste de 20 horas-aula, que incluem noções de defesa civil e riscos regionais, fundamentos básicos de energia nuclear, funcionamento de uma usina nuclear e plano de emergência. O certificado de conclusão tem chancela da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec).
Últimas notícias
Criança morre após sofrer choque elétrico dentro de casa em Palmeira dos Índios
Dia do Trabalhador: Feriadão é Massa anima diferentes pontos de Maceió
Incêndio atinge escola e mobiliza bombeiros em São Sebastião, no Agreste
Funcionário do Procon é detido por tentar extorquir R$ 2,5 mil de lojista em Maceió
Homem é preso após agredir esposa com socos e tapas enquanto ela segurava bebê
Homem é flagrado com crack e tenta se desfazer da droga em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
