Justiça determina que Eletrobras-AL chame 360 aprovados

A 7ª Vara do Trabalho de Maceió acatou acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Eletrobras Distribuição Alagoas, o qual determina que a estatal convoque - até 2017 - 360 aprovados em concurso público. Em 2009, a Eletrobras realizou certame para o cargo de auxiliar técnico - função eletricista, mas a empresa burlou a legislação trabalhista ao terceirizar o serviço.
De acordo com a decisão, a Eletrobras Alagoas deverá realizar a convocação dos aprovados a partir do seguinte cronograma: 40 candidatos, até setembro de 2014; 20 candidatos, de setembro a novembro de 2014; 60 aprovados, de novembro de 2014 a maio de 2015; 120 aprovados, de junho de 2015 a maio de 2016; e mais 120 candidatos, entre os meses de junho de 2016 e maio de 2017.
Caso descumpra o Termo de Conciliação Judicial, a estatal pagará multa de R$ 20 mil por cada empregado que for encontrado em situação irregular, a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a entidades sem fins lucrativos. A Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) e o Sindicato dos Urbanitários poderão acompanhar e fiscalizar o cumprimento do acordo.
A Eletrobrás também deverá prorrogar a validade do concurso até o esgotamento do cadastro de reserva para a função de eletricista.
Atuação do MPT
O MPT ajuizou Ação Civil Pública contra a Eletrobrás, em 2011, pedindo a rescisão dos contratos firmados com empresas de terceirização, para afastar cerca de 700 terceirizados e contratar, de imediato, os aprovados no concurso público, realizado em 2009, para o cargo de auxiliar técnico (eletricista). Dos 701 aprovados no concurso, apenas 138 candidatos foram efetivados pela estatal, que continuou a realizar a contratação ilegal de trabalhadores terceirizados.
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
