Capital

Cerca de 2 mil estudantes abrem Jogos Estudantis neste sábado

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 02/08/2014 10h10
Cerca de 2 mil estudantes abrem Jogos Estudantis neste sábado

Depois da Copa do Mundo, agora é a vez de se embalar no espírito olímpico visando um dos maiores eventos esportivos do planeta – as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na busca desse sonho, cerca de dois alunos-atletas de 153 escolas públicas e particulares da capital e do interior iniciam neste sábado (2) as competições em mais uma edição da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal-2014), considerado o maior evento estudantil esportivo do Estado.

A cerimônia de abertura dessa etapa aconteceu na tarde de sexta-feira (1), no estacionamento do Estádio Rei Pelé (Trapichão). A festa cívica contou com desfile das delegações das escolas participantes, hasteamento de bandeiras, juramento do atleta, acendimento do fogo simbólico e apresentação da banda de fanfarra da Escola Estadual Aurelina Palmeira, que tocou o hino nacional, e encerramento com show musical.

Na abertura da solenidade a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Lima de Albuquerque deu boas vindas aos participantes da competição destacando a importância do esporte na formação do cidadão e desejando bons jogos. A secretária-adjunta do Esporte, Vânia Quintela, ao lado do diretor de Desporto Escolar, professor Lourival Rocha decretaram a abertura oficial dos jogos.

As competições seguem a partir deste sábado até o dia 10 de agosto em diversos espaços esportivos de Maceió. Durante os jogos, os alunos-atletas disputam medalhas em quinze modalidades no masculino e feminino nas categorias do infantil, com alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos. Os campeões ganham o direito de representar Alagoas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude e das Paralimpíadas Escolares.

Modalidades
Atletismo, badminton, basquete, bocha (paradesporto), ciclismo, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Durante o período dos jogos, mais de 800 alunos-atletas e comissão técnica oriundos do interior do Estado ficarão hospedados na Casa do Atleta Ministro Aldo Rebelo, localizada nas dependências do Estádio Rei Pelé, com direito a café, lanche, almoço e jantar.

As disputas do Jeal-2014 começaram desde abril com as seletivas nas etapas municipais e regionais, que envolveu mais de seis mil pessoas entre alunos-atletas, além de outras centenas de coordenadores, professores-técnicos e equipe de apoio.

As etapas nacionais em Londrina (PR) e João Pessoa (PB) são promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, em São Paulo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).