Especialista alerta sobre perigo das drogas

Especialista em dependência química ministrou nesta sexta-feira (8) palestra para servidores das Secretarias de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) sobre o perigo do uso das drogas, internet e redes sociais na formação social e saúde emocional dos filhos. A atividade aconteceu no auditório Osvaldo Tenório Gameleira, na Unidade Jaraguá, durante as comemorações alusivas ao Dia dos Pais.
Em um ambiente descontraído, com a presença de pais e filhos, a enfermeira Daniele Firmino, especialista em dependência química, descreveu o papel do pai na família diante das novas realidades. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada vez mais adolescentes e crianças têm se envolvido com drogas licitas e ilícitas. De forma cada vez mais precoce, a faixa etária de 10 a 19 anos está fazendo uso de substâncias psicoativas, gerando consequências irreversíveis à saúde e ao convívio social.
Outro ponto que também preocupa é o aumento do registro de crianças e adolescentes com dependência da internet e das redes sociais, os chamados Cyber Addict (Viciados Cibernético). A busca do preenchimento de vazios e da substituição de presenças tem gerado uma perda progressiva de controle emocional, causando problemas nas relações interpessoais de crianças e adolescentes.
“Este é um momento de reflexão para a família. Quando falamos de drogas, tememos o crack, a cocaína e a maconha, mas raramente lembramos do álcool e do tabaco, que são consumidos em casa normalmente e até estimulados. As drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa, pois o uso abusivo também destrói vidas e às vezes é porta de entrada para as drogas ilícitas”.
Segundo a especialista, a ideia é aproximar pais e familiares das ferramentas de prevenção, evitando um primeiro contato dos jovens com as drogas. “É importante sensibilizá-los sobre a importância dos laços familiares para a proteção dos filhos, estimulando um diálogo franco e aberto entre pais e filhos, mas também fornecendo instrumentos para que os pais possam fazer uma abordagem correta e sincera a seus filhos, com informações reais sobre as drogas”, destacou Daniele Firmino.
Últimas notícias

Suposto desaparecimento no mar mobiliza bombeiros em Maceió, mas homem estava apenas pescando

Buscas por homem que desapareceu em Olivença não tiveram resultados

Plano de Ação Estadual das Tartarugas Marinhas coloca Alagoas como referência nacional

Trump endurece tom contra Brasil e chama país de "parceiro comercial horrível"

Trump afirma que acusações contra Bolsonaro são “execução política”

Zucco visita Bolsonaro e diz que ele está com “saúde debilitada”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
