Arapiraca

Moradores espalham faixas para cobrar melhorias no bairro

Por 7 Segundos 14/08/2014 12h12
Moradores espalham faixas para cobrar melhorias no bairro

Na tentativa de conscientizar a população e de cobrar melhorias do poder público, a Associação dos Moradores do Bairro São Luiz I, em Arapiraca, distribuiu no último sábado (9), 12 faixas pelas ruas do bairro, fazendo uma série de reivindicações como saneamento básico, recapeamento e iluminação pública, calçamento e limpeza.

“Você sabia que a Associação de Moradores vem exigindo do poder público uma calçada na Rua Estudante a margem do Riacho Piauí até o bairro Nova esperança?” ou “A associação de moradores vem exigindo do pode público a substituição das lâmpadas queimadas”, esses são alguns dos conteúdos das faixas espalhadas.

O presidente da associação, Cristiano Vieira, afirmou que a ideia surgiu desde que o grupo foi eleito, em outubro de 2013. “Fizemos um requerimento, enviamos a prefeitura de Arapiraca e a Câmara Municipal pedindo soluções, mas até então não alcançamos esses objetivos”, colocou.

Ele completou que a presidente da câmara, Gilvânia Barros colocou que iria marcar uma sessão itinerante, mas em relação à prefeitura, ele diz que a associação não teve resposta. “A prefeitura pouco vem contribuindo”, destacou.

Ao espalhar as faixas, Cristiano salientou que a intenção da associação foi de envolver a comunidade nessas ações. “Caso a gente não tenha retorno, vamos aumentar a mobilização. Queremos conscientizar a comunidade para que todos comecem a entender que este é um processo que todos fazem parte”.

Além de cobrar mais políticas públicas, os membros da associação querem fazer um trabalho educativo orientando a população sobre coleta de lixo e conservação do local onde vivem. “As pessoas estão chegando mais e questionando mais”, observou.

Cristiano contou que dia 19 às 19h30 haverá uma reunião com os moradores da região na sede da futura paróquia São Luiz Gonzaga, localizada na Avenida Virgílio Vieira para discutir melhorias no local.

Prefeitura de Arapiraca

Em relação à iluminação pública, a secretária Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), Rita Nunes, relatou que uma equipe técnica do Departamento de Iluminação foi  nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) aos bairros Nova Esperança e no próprio São Luiz I ver essas reivindicações.

Serão analisados estes pontos solicitados e colocados na planilha de ações para as próximas semanas. A priori, 300 pontos de luz e braços luminários do bairro do Centro estão sendo postos e recolocados. 

Segundo Rita Nunes, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Luiz I levou um relatório de novembro para a Prefeitura e agora está o atualizando. Nesta sexta, ela e sua equipe devem se reunir para definir cronograma para a troca das lâmpadas.

“Vamos atuar de forma contínua e integrada em todos os bairros de Arapiraca, inclusive na zona rural”, pontua a secretária Rita Nunes.

A assessoria da prefeitura de Arapiraca informou que a construção de calçadas e a questão dos terrenos ocupados é obrigação do proprietário. Já a construção de um posto policial, é tarefa do governo do estado de Alagoas.

Sobre a limpeza do bairro, a assessoria do órgão afirmou que o local recebe ações da Limpel as terças e quintas-feiras no período noturno.

Em relação aos recapeamentos a assessoria colocou que há trabalhos contínuos pelos bairros da cidade com a operação tapa-buracos e que o São Luiz I já está na planilha da secretaria de obras. Já as lombadas seria adequado fazer um ofício detalhando que local seria ideal para colocação, encaminhando à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).