Alagoas

Oitenta conselheiros escolares são empossados pela 12ª CRE

Por Redação com Assessoria 15/08/2014 14h02

A 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) empossou nesta quinta-feira (14) 80 conselheiros escolares de escolas da rede pública estadual de escolas de Rio Largo, Pilar, Messias, Joaquim Gomes, Santa Luzia do Norte, Felxeiras,Coqueiro Seco, Satuba e Novo Lino.

Escolhidos por meio de eleição direta no início de junho, os integrantes do conselho escolar representam os quatro segmentos da comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários – e são parceiros da direção na gestão da unidade escolar. Eles atuarão no biênio 2014- 2016.

Na 12ª CRE, os conselheiros representarão 15 escolas e mais de 20 mil alunos. “Eles têm uma papel muito importante dentro das escolas, pois sua atuação fortalece a gestão escolar e traz melhorias para a escola em todos os âmbitos”, afirma a coordenadora da 12ª CRE, Severina Simões.

Colaboração – Os conselheiros presentes à cerimônia destacaram a importância do órgão para a gestão escolar.

Professor da Escola Estadual Dr. Sidrônio de Augusto, em Santa Luzia do Norte, Aron Holanda será conselheiro pela primeira vez. “Cada segmento do conselho tem uma visão diferenciada e uma contribuição para a escola, por isso, escolhi ser conselheiro para colaborar com a minha escola”, diz.

Já o representante do segmento aluno, Eduardo Salvino, da Escola Estadual Santos Dumont, em Rio Largo, atuou como conselheiro em outras unidades onde estudou. “Faço parte do grêmio estudantil e decidi ser conselheiro mais uma vez para ajudar a minha escola”, conta.

O desejo de ajudar a sua comunidade também influenciou Dejanira Araujo a se candidatar ao conselho escolar da Escola Estadual Osória de Moura Lima, em Lourenço de Albuquerque, Rio Largo.

“Sou conselheira e também sou mãe e participar deste órgão me permitirá acompanhar tudo o que acontece na escola e também ajudar e orientar outras mães”, explica.

Formação – Após assistirem palestra motivacional da professora Aparecida Santos sobre a importância do conselho, os conselheiros foram certificados pela 12ªCRE.

De 25 a 29 deste mês, os novos conselheiros também passarão por uma capacitação oferecida pela 12ª CRE. As formação serão realizadas nos polos Rio Largo (que reunirá oito escolas deste município), Pilar (com as escolas de Pilar, Satuba e Santa Luzia do Norte) e Joaquim Gomes (presença de conselheiros de Joaquim Gomes, Messias, Flexeiras e Novo Lino).