Alagoas

Hospital do Coração vai desenvolver projeto para reduzir superlotação no HGE

Por Redação com Assessoria 15/08/2014 17h05

O Hospital Geral do Estado (HGE) foi selecionado para um projeto desenvolvido pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCOR/SP), que visa reduzir o fluxo de pacientes na unidade. Nesta quinta-feira (14), a coordenadora de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde (MS), Sandra Lemos, conheceu as dependências da unidade.

Segundo a técnica do MS, nesse primeiro momento, será feito um diagnóstico da situação do HGE. Após essa avaliação, os profissionais do Hospital do Coração de São Paulo e do Hospital Geral irão trabalhar em conjunto e definir as ações que serão viabilizadas.

De acordo com Sandra Lemos, o Ministério da Saúde apoiou projetos de hospitais de excelência, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS. Segundo ela, a Unidade de Emergência do Agreste, a Maternidade Escola Santa Mônica e o HGE foram selecionados em Alagoas para viabilização do projeto.

“Em Alagoas o programa irá atuar em conjunto com as Redes de Atenção à Saúde, para minimizar a questão da superlotação em hospitais de referência, a exemplo do HGE. O projeto terá três anos de vigência nas três unidades hospitalares de Alagoas que foram credenciadas”, informou Sandra Lemos.

 

A diretora do HGE, Verônica Omena, destacou as ações que estão sendo executadas para melhorar a assistência aos pacientes do SUS. “Entre as medidas adotadas estão a implantação do Protocolo de Manchester, inauguração da Unidade Irmã Dulce, acolhimento aos familiares dos pacientes, capacitação dos profissionais, entre outras ações”, enumerou.