Tecnologias na educação é tema de abertura do Caiite 2014
Atração artístico-cultural e palestra marcaram nesta segunda-feira, 18, a abertura oficial do 2º Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia (Caiite) no Centro de Convenções, em Jaraguá, que enfoca este ano “Tecnologias e Educação: Soluções Inovadoras” e envolve as seguintes instituições de ensino superior do Estado: Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Universidade das Ciências e da Saúde (Uncisal).
Ao presidir a mesa de abertura, a vice-reitora e coordenadora do evento, Rachel Rocha, agradeceu a participação das instituições de ensino superior do Estado e destacou que a iniciativa devolve para Alagoas o conhecimento produzido. “A união das instituições nos tira do isolamento e possibilita o fortalecimento da rede de pesquisas e de pesquisadores. O Caiite já se constitui no maior evento de extensão com cerca de 600 atividades diversificadas, com foco nas novas tecnologias, contemplando público de diversas faixas etárias”, frisou Rachel.
A vice-reitora aproveitou a oportunidade e fez agradecimentos à equipe do evento, composta por representantes das instituições envolvidas, à presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Janesmar Camilo de Mendonça; ao secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton; e ao diretor do Sebrae-Al, Marcos Vieira. “É de extrema valia para a pesquisa no Estado essa interação entre as instituições. O investimento no universo científico tem como objetivo o desenvolvimento social de Alagoas através da ciência e da academia”, destacou Janesmar.
A importância da união na promoção do crescimento do ensino superior com reflexos em todos os níveis foi enfatizada pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação do Cesmac, Claudia Medeiros; pelo secretário Eduardo Setton; pela reitora da Uncisal, Rozangela Fernandes; e pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira. “A inovação e a tecnologia para mudanças quebrando paradigmas não se constituem em luxo; são uma necessidade para o ensino em Alagoas. Estamos participando pela primeira vez do Caiite, mas temos consciência da importância desse evento para o crescimento do ensino superior do Estado”, disse Rozangela.
A abertura foi abrilhantada pela Orquestra Jovem, sob a regência do maestro Almir Medeiros, e Coro Maria Augusta, do Instituto Federal de Educação (Ifal), e pelo Coral do Cesmac, que entoou músicas regionais embalando os presentes no animado ritmo.
O Caiite 2014 transcorre até o sábado, 23, das 9h às 22h, e é aberto à sociedade em geral.
Tecnologia na Educação
O primeiro dia do Caiite 2014 foi marcado pela palestra do professor Klaus Schlunzen, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que destacou haver urgência de intervenção no ambiente acadêmico e que o grande desafio a ser superado tem como ponto de partida a formação do professor. “A tecnologia é uma catalisadora de mudanças. Estamos passando por uma transição da lógica da distribuição (informação) para a lógica da construção (interação e comunicação)”, frisa.
Segundo Klaus, é preciso conceber ambientes mais abertos de aprendizagem para acompanhar o avanço tecnológico. “Antes a fonte de informação era o professor, mas com a tecnologia essa fonte passou a ser o Google etc. Cabe ao professor mostrar para a criança o que se faz com a informação obtida. Mas só conseguiremos fazer a construção do conhecimento se conseguirmos colocar a mão na massa, impregnando as tecnologias na formação do professor em contexto do ensino superior”, reforçou Schlunzen.
Últimas notícias

Colisão entre moto e carro deixa vítima ferida na rodovia AL-220, em Arapiraca

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
