Arapiraca

Uneal obtém baixa colocação no ranking universitário

Por Redação com Folha de São Paulo 08/09/2014 18h06
Uneal obtém baixa colocação no ranking universitário
- Foto: Assessoria

Uma avaliação realizada com 192 universidades e faculdades do país foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela Folha de São Paulo. No Ranking Universitário Folha 2014 a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ficou no 180º lugar do ranking geral.

Segundo a Folha, os indicadores do exame foram inovação, internacionalização, ensino e mercado. Diferente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que ficou na 38ª posição, a Uneal ficou na colocação 180ª.


Em relação ao resultado, a assessoria de imprensa da Uneal informou que a universidade não reconhece a pesquisa, pois não foi divulgado como é feito o processo avaliativo e não se sabe quais os critérios técnicos utilizados. Além disso, a assessoria acrescentou que nenhum gestor da universidade foi procurado para participar do critério avaliativo.


No quesito ensino, a Uneal ficou na 167ª colocação; já na avaliação relativa à pesquisa, a Uneal conquistou a 188ª colocação. A posição da universidade no indicador mercado foi 150ª, no indicador internacionalização a instituição obteve colocação 139º e em inovação a instituição não obteve nota.


O curso com melhor desempenho da Uneal foi o de georafia, que ficou no 93º lugar, o curso de pedagogia obteve a colocação mais baixa 550ª. A graduação em química foi classificada como a segunda melhor da instituição, ficando na posição 99º, seguido do curso de matemática (157ª), história (164º), direito (265º), letras (270º), biologia (295ª) e administração de empresas (351ª).

De acordo com a pesquisa, o curso que obteve melhor colocação da Ufal foi o de biologia na 17ª posição, seguido do curso de farmácia na 22ª colocação, o curso de nutrição foi o próximo,  obteve a 25ª colocação, a graduação de engenharia de produção ficou com a posição mais baixa do cursos da Ufal, obtendo colocação 91º no ranking.

A colocação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) também foi considerada baixa, conquistando a posição 160ª na avaliação da Folha. No quesito ensino a universidade ficou no 95º lugar; já no indicador pesquisa, a colocação foi 172º; na avaliação relativa a mercado a instituição ficou na posição 150ª, no quesito inovação a universidade não obteve nenhuma colocação e no quesito internacionalização ficou em 186º.


O curso que obteve a melhor colocação na Uncisal foi o de fisioterapia, que segundo a pesquisa, ficou no 28º lugar, seguido do curso de enfermagem (41º) e do curso de medicina (93º).
 

Avaliaçao

A Folha divulgou que considera quatro subindicadores no critério ensino: proporção de professores com doutorado e mestrado, de professores com indicação integral e parcial, a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a opinião de 611 professores escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) e coletada pelo Datafolha.

Em relação ao quesito mercado, o veículo colocou que é medido pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita pelo Datafolha com 1.970 profissionais responsáveis pela contratação de profissionais no mercado.

Já sobre a internacionalização, a Folha levou em conta o número de citação de trabalhos da instituição por grupos de pesquisa internacionais e a proporção de publicações.

Sobre qualidade de pesquisa, a avaliação é feita de acordo com o número de trabalhos científicos publicados por docentes.

O quesito inovação leva em conta o número de patentes pedidas pela instituição, ou seja, direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias.

Quem quiser ver a pesquisa na integra pode acessar http://ruf.folha.uol.com.br/2014/