Santuário de peixe-boi é entregue por Luciano Huck em Porto de Pedras
O apresentador do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, Luciano Huck, entregou, na manhã desta terça-feira (09), a reforma da Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe-Boi Marinho, mais conhecido como o Santuário do Peixe-boi.
Localizado na cidade de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas, a nova sede foi construída através do quadro “Um por Todos, Todos por Um”.
Segundo a bióloga e presidente da associação, Tertuliana Flávia, o santuário é um dos atrativos turísticos do município, além de ser um gerador de renda para a população local. “As belezas naturais do município chamam muita atenção e o passeio no Rio Tatuamunha é uma experiência única. Além disso, esse projeto ajuda atualmente cerca de 50 famílias que vivem do trabalho que o santuário gera”, explica.
Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, essa ação do programa global vai valorizar ainda mais o turismo alagoano e poderá ajudar a aumentar o fluxo de turistas na região. “O programa do Hulk é uma vitrine internacional. Além da própria divulgação do Santuário que atrairá a atenção de muitos turistas, o destino Alagoas também será destaque na televisão”, destaca.
Associação
Construída há cinco anos por uma solicitação do Ministério Público Federal, o Santuário do Peixe-boi foi criado através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que trouxe novas regras para proteger o mamífero em risco de extinção. Atualmente, a associação se preocupa com a visitação desordenada, assim como os perigos da caça predatória do animal. Para conter riscos e manter um equilíbrio, o fluxo de visitas fica limitado a 70 por dia.
O trabalho desenvolvido vai muito além do segmento do turismo de observação. Em conjunto com o Projeto Peixe-Boi, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a associação desenvolve atividades pedagógicas dentro das escolas, principalmente públicas, promovendo visitas aos peixe-bois, palestras sobre o habitat destes animais e educação ambiental, além de articular pesquisas e desenvolver capacitações e credenciamento dos condutores.
A associação se mantém pelas mensalidades dos associados, da porcentagem dos passeios realizados no Rio Tatuamunha para contemplação do peixe-boi e de uma parte da venda de souvenirs, que são comercializados na sede da associação.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
