Alagoas

Governador visita HGE e conhece ala pediátrica e novo tomógrafo

Por Redação 10/09/2014 13h01
Governador visita HGE e conhece ala pediátrica e novo tomógrafo

Em visita técnica ao Hospital Geral do Estado Osvaldo Brandão Vilela (HGE) na manhã desta quarta-feira (10), o governador Teotonio Vilela Filho conheceu o novo fluxo adotado pelo hospital para melhorar o atendimento dos pacientes – como a entrada da emergência pediátrica – e verificou o funcionamento do novo tomógrafo.


O equipamento, que passou a funcionar esta semana, é considerado o mais moderno da região Nordeste. Em média, o HGE realiza 600 tomografias por mês. O novo tomógrafo é capaz de realizar 128 cortes por rotação, com um sistema que tem desempenho superior em relação aos tomógrafos de 64 canais disponíveis no mercado.

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o governador conferiu os serviços que foram ampliados na unidade, como os setores de cirurgia vascular e a cirurgia ortopédica. "Não tem comparação entre como o HGE era antes e como é agora. Exemplo disso é a inauguração desse tomógrafo. Hoje o atendimento é de boa qualidade. Fazemos tudo isso com muito amor para toda a população", disse Vilela durante a visita.

“Desde a última vez que o governador esteve aqui, e que encontrou os corredores lotados, ele pediu medidas urgentes para acabarmos com a superlotação. Hoje, já é possível encontrar os corredores vazios e um fluxo melhor de atendimento”, destacou o secretário Jorge Villas Bôas. A unidade hospitalar é referência em Alagoas nos atendimentos de urgência e emergência.

Entre as medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para reduzir a superlotação do HGE, estão a criação do Grupo de Trabalho Operacional (GTO); a inauguração da Área Especializada Irmã Dulce, que possibilitou a abertura de 99 novos leitos; uma maior transferência para os leitos de retaguarda; a mudança na estrutura das áreas vermelhas e amarela, além da recepção e da emergência pediátrica.

Também foram criadas novas alas e feita mudança na fachada externa; foi implantado o atendimento prioritário, com a classificação de risco; e foram adquiridos novos equipamentos, como maca motorizada, ventiladores pulmonares e o novo tomógrafo. O HGE conta, ainda, com uma nova unidade satélite para exames e com os comitês Multiprofissional e de Ética Médica.

“Ações como estas foram muito importantes para melhorar o atendimento no HGE, tendo em vista que recebemos a demanda de todo o estado. Muitos casos nem deveriam vir para a unidade e, sim, serem atendidos nos postos de saúde. Hoje, 80% dos casos atendidos no HGE são casos clínicos”, afirmou Villas Bôas.