Símbolo da educação em Alagoas, Moacir Teófilo faz 87 anos
José Moacir Teófilo, o “Doutor Moacir”, como é conhecido pelos arapiraquenses, está completando 87 anos nesta quinta-feira (2). Dedicado, desde de sua gênese profissional, ao campo da educação, onde é considerado ícone, Moacir Teófilo também se destacou nos campos da docência e na área jurídica.
Na educação, a primeira grande conquista de Teófilo foi fundar em 1950 o então denominado Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho, atualmente chamado Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, onde é diretor desde sua fundação, ou seja, a quase 60 anos.
A trajetória do Doutor Moacir Teófilo é tão extensa quanto importante, não só para os seus familiares, mas para o município que o adotou e que ele se apaixonou logo que chegou, a quase 60 anos. O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje UNEAL.
Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da Cidade e foi sócio fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Também criou os Cursos de Direito e Análise de Sistemas, extensão do CESMAC, para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.
Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito. Foi conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) / Secção Alagoas, por 12 anos.
Tanto trabalho e desprendimento levaram José Moacir Teófilo a receber o Título de Cidadão de Arapiraca, e, recentemente, de Maceió, Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB, e homenageado com uma sala no Fórum Doutor Orlando Manso, no município de Arapiraca.
Casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e Luiza Ventura Teófilo; pai de Rogério, Ricardo, Rui e Raniere; sogro de Keila, Jirleide, doutora Andrea e Lúcia; avô de nove netos; professor, jurista, diretor de escola, e além de tudo um exemplo de ser humano para Arapiraca e Alagoas, onde tornou-se professor-exemplo, formador da ética, alicerce da construção da linguagem, através do ensinamento do Latim, do Português e o discernimento das leis, como professor de Direito Usual.
Além do extenso currículo, Teófilo sempre enveredou para o caminho dos ensinamentos de vida. Sua bela história chega a confundir-se com a de Arapiraca, terra que nos envaidece, cidade marcada por uma sociedade tradicionalmente ordeira e receptiva, moldada em sua grande parte aos simples gestos do ilustre Doutor Moacir Teófilo.
Apaixonado pelo Asa de Arapiraca, Moacir ainda encontra tempo para com maestria comandar pelas avenidas a Banda de Música do Colégio Bom Conselho, onde se vislumbra o jovem Moacir, incentivador das boas causas, da ética e, sobretudo, da qualidade de vida do povo arapiraquense que o acolheu com muito orgulho e lhe parabeniza pelos seus 87 anos de vida. Parabéns!
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
