Eleições

À luz de velas: falta de energia atrasa eleições em Arapiraca

Por 7 Segundos 05/10/2014 17h05
À luz de velas: falta de energia atrasa eleições em Arapiraca
- Foto: Internauta

Já não bastasse os problemas com a leitura biométrica nas urnas eletrônicas instaladas nas seções eleitorais em Arapiraca, que resultaram nas longas filas, a falta de energia em alguns locais de votação, dificultou ainda mais o andamento das eleições.

Na escola municipal Guimarães Passos, no povoado Fernandes, zona rural de Arapiraca, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido a partir das 15h30 e só retornou as 17h30. O mesmo problema ocorreu na Escola Epitácio Rodrigues, no povoado Serrote, também área rural do município.

Muitos eleitores não conseguiam enxergar os números dos candidatos anotados nas famosas colas e alguns desistiram de votar.  

Na tentativa de não atrasar ainda mais o final do processo eleitoral nas escolas que houve falta de energia elétrica, os mesários utilizaram um costume milenar para minimizar o problema : a iluminação por meio de velas. “ A tecnologia é a ferramenta mais utilizada nos tempos atuais, mas tivemos que recorrer a esse antigo objeto de cera para nos auxiliar no momento tão importante como esse, que é o processo eleitoral, “ informou um dos mesários.

Já as urnas eletrônicas não sofrem nenhum tipo de problema se a falta de energia elétrica perdurar por um determinado período. De acordo com os técnicos da justiça eleitoral,  a bateria das urnas eletrônicas é fabricada para durar até uma hora, sem o abastecimento da rede elétrica.  

Segundo Alberto Alencar, chefe do Cartório da 22ª zona eleitoral, a demora do eleitor na cabine eletrônica para validar os votos, os problemas com a leitura biométrica e a falta de energia em algumas localidades devem atrasar o fim das eleições em Arapiraca. “ A expectativa é de que a votação termine por volta das 19h, mas em algumas seções o fim do processo eleitoral pode ultrapassar esse horário” informou o chefe do Cartório Eleitoral da 22ª zona eleitoral de Arapiraca.