À luz de velas: falta de energia atrasa eleições em Arapiraca

Já não bastasse os problemas com a leitura biométrica nas urnas eletrônicas instaladas nas seções eleitorais em Arapiraca, que resultaram nas longas filas, a falta de energia em alguns locais de votação, dificultou ainda mais o andamento das eleições.
Na escola municipal Guimarães Passos, no povoado Fernandes, zona rural de Arapiraca, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido a partir das 15h30 e só retornou as 17h30. O mesmo problema ocorreu na Escola Epitácio Rodrigues, no povoado Serrote, também área rural do município.
Muitos eleitores não conseguiam enxergar os números dos candidatos anotados nas famosas colas e alguns desistiram de votar.
Na tentativa de não atrasar ainda mais o final do processo eleitoral nas escolas que houve falta de energia elétrica, os mesários utilizaram um costume milenar para minimizar o problema : a iluminação por meio de velas. “ A tecnologia é a ferramenta mais utilizada nos tempos atuais, mas tivemos que recorrer a esse antigo objeto de cera para nos auxiliar no momento tão importante como esse, que é o processo eleitoral, “ informou um dos mesários.
Já as urnas eletrônicas não sofrem nenhum tipo de problema se a falta de energia elétrica perdurar por um determinado período. De acordo com os técnicos da justiça eleitoral, a bateria das urnas eletrônicas é fabricada para durar até uma hora, sem o abastecimento da rede elétrica.
Segundo Alberto Alencar, chefe do Cartório da 22ª zona eleitoral, a demora do eleitor na cabine eletrônica para validar os votos, os problemas com a leitura biométrica e a falta de energia em algumas localidades devem atrasar o fim das eleições em Arapiraca. “ A expectativa é de que a votação termine por volta das 19h, mas em algumas seções o fim do processo eleitoral pode ultrapassar esse horário” informou o chefe do Cartório Eleitoral da 22ª zona eleitoral de Arapiraca.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
