Eleições

Renan Filho é eleito governador de Alagoas com 52,17% dos votos válidos

Por 7Segundos 05/10/2014 23h11
Renan Filho é eleito governador de Alagoas com 52,17% dos votos válidos
- Foto: Arquivo7Segundos

 

Aos 35 anos de idade, Renan Filho é um dos mais jovens candidatos do país, eleito governador pelo estado de Alagoas. Filho do presidente do Senado Federal, o futuro governador de Alagoas, iniciou a vida política em 2005, quando venceu as eleições municipais em Murici, sua cidade natal. Em sendo reeleito em 2008, com mais de 70% dos votos.

O perfil do jovem político, é marcado pelo dinamismo e grande poder de articulação entre as lideranças políticas estaduais. A credibilidade e reconhecimento durante as duas gestões exercidas na administração municipal levaram o jovem político a concorrer às eleições para deputado federal, sendo neste pleito, o candidato mais votado em Alagoas, com 140.180 votos.

Entre os projetos de lei criados pelo deputado federal alagoano, estão a inclusão de critérios de distribuição de recursos da saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios, obrigatoriedade de instalação de berçários em órgãos públicos criação do programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos, entre outros projetos de lei.

A liderança de Renan Filho, na câmara federal, recebeu grande destaque e o político alagoano se fortaleceu sendo apontado pela “Coligação com o Povo para Alagoas Mudar“, como a nova proposta de mudança para governar o estado de Alagoas.
A vitória nas urnas nas eleições 2014, com 669.726 votos, confirmou o favoritismo do candidato que já despontava como o provável governador nas pesquisas eleitorais.

Biografia

Renan Filho nasceu em 08 de outubro de 1979, em Murici, cidade localizada na Zona da Mata Alagoana, onde viveu parte de sua infância. É o filho mais velho do Senador Renan Calheiros e da artista plástica Maria Verônica. Tem dois irmãos, Rodolfo e Rodrigo. É casado com a administradora Renata Calheiros.

Entre os anos 1988 e 1994, estudou no Colégio Marista, em Maceió, e desde menino despertou paixão por futebol e política. Participava de torneios de futebol e gostava de acompanhar o pai em comícios e caminhadas.

Em 1995, Renan Filho mudou-se para Brasília, onde conclui o Ensino Médio, e aos 18 anos entrou para a Universidade de Brasília, onde cursou Economia. Sua vocação política revelou-se neste período, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia por duas vezes.

Já manifestava sua vontade de melhorar a vida das pessoas e despertava sua vocação administrativa. Ainda estudante de economia, trabalhou como estagiário numa empresa de consultoria empresarial.

Formou-se economista em 2003, e começou a trabalhar e acompanhar o trabalho de seu pai no Senado, período em que conheceu grandes nomes da política nacional, acompanhou a dinâmica do processo legislativo e as discussões sobre temas de interesse nacional e de Alagoas.