Renan Filho é eleito governador de Alagoas com 52,17% dos votos válidos
Aos 35 anos de idade, Renan Filho é um dos mais jovens candidatos do país, eleito governador pelo estado de Alagoas. Filho do presidente do Senado Federal, o futuro governador de Alagoas, iniciou a vida política em 2005, quando venceu as eleições municipais em Murici, sua cidade natal. Em sendo reeleito em 2008, com mais de 70% dos votos.
O perfil do jovem político, é marcado pelo dinamismo e grande poder de articulação entre as lideranças políticas estaduais. A credibilidade e reconhecimento durante as duas gestões exercidas na administração municipal levaram o jovem político a concorrer às eleições para deputado federal, sendo neste pleito, o candidato mais votado em Alagoas, com 140.180 votos.
Entre os projetos de lei criados pelo deputado federal alagoano, estão a inclusão de critérios de distribuição de recursos da saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios, obrigatoriedade de instalação de berçários em órgãos públicos criação do programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos, entre outros projetos de lei.
A liderança de Renan Filho, na câmara federal, recebeu grande destaque e o político alagoano se fortaleceu sendo apontado pela “Coligação com o Povo para Alagoas Mudar“, como a nova proposta de mudança para governar o estado de Alagoas.
A vitória nas urnas nas eleições 2014, com 669.726 votos, confirmou o favoritismo do candidato que já despontava como o provável governador nas pesquisas eleitorais.
Biografia
Renan Filho nasceu em 08 de outubro de 1979, em Murici, cidade localizada na Zona da Mata Alagoana, onde viveu parte de sua infância. É o filho mais velho do Senador Renan Calheiros e da artista plástica Maria Verônica. Tem dois irmãos, Rodolfo e Rodrigo. É casado com a administradora Renata Calheiros.
Entre os anos 1988 e 1994, estudou no Colégio Marista, em Maceió, e desde menino despertou paixão por futebol e política. Participava de torneios de futebol e gostava de acompanhar o pai em comícios e caminhadas.
Em 1995, Renan Filho mudou-se para Brasília, onde conclui o Ensino Médio, e aos 18 anos entrou para a Universidade de Brasília, onde cursou Economia. Sua vocação política revelou-se neste período, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia por duas vezes.
Já manifestava sua vontade de melhorar a vida das pessoas e despertava sua vocação administrativa. Ainda estudante de economia, trabalhou como estagiário numa empresa de consultoria empresarial.
Formou-se economista em 2003, e começou a trabalhar e acompanhar o trabalho de seu pai no Senado, período em que conheceu grandes nomes da política nacional, acompanhou a dinâmica do processo legislativo e as discussões sobre temas de interesse nacional e de Alagoas.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
