Alagoas

Nova sede do AL Previdência é inaugurada

Por Assessoria 14/10/2014 17h05
Nova sede do AL Previdência é inaugurada
- Foto: Assessoria

O governador Teotonio Vilela inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), a nova sede do AL Previdência, que garante melhor estrutura de atendimento aos aposentados e pensionistas. Adquirida com recursos próprios, a nova sede fica no Edifício Terra Brasilis, número 1864, na Praia da Avenida, e funcionará das 7h às 14h.

Na solenidade de inauguração, o diretor-presidente do AL Previdência, Marcello Lourenço de Albuquerque, destacou a atuação do governador na reestruturação da previdência estadual. "O governador Teotonio Vilela Filho sempre teve, e tem, a preocupação de Alagoas dispor de uma previdência estruturada; que se constitua numa única unidade gestora de previdência pública estadual; que seja capaz de garantir os direitos dos aposentados e dos pensionistas; que tenha uma estrutura administrativa adequada e, sobretudo, ofereça um serviço condizente às necessidades do segurado e da sociedade".

A nova sede vai dar mais comodidade aos segurados, além de tornar o atendimento mais eficiente. Instalado no piso térreo, onde funciona o atendimento dos segurados, o setor de protocolo e a Ouvidoria, o órgão estende-se pelos três últimos andares do edifício, unificando as atividades do AL Previdência, que antes funcionavam em vários locais.

Durante a solenidade, também foram feitas homenagens a 13 pensionistas, servidores inativos e a um dos mais antigos servidores do AL Previdência, José Augusto Carrilho Emery, que falou em nome de todos. Ele agradeceu a homenagem e parabenizou o diretor-presidente pelo trabalho de valorização da previdência pública dos servidores estaduais alagoanos.

O presidente do Conselho Deliberativo do AL Previdência, Paulo Zacarias, destacou a necessidade de fortalecer a previdência pública de Alagoas, com a adesão dos poderes Judiciário e Legislativo, fazendo com que Alagoas tenha um único ente responsável pela aposentadoria dos seus servidores inativos.

"Temos que obedecer à Constituição Federal, que preconiza esse modelo nos estados, não pode haver mais de um sistema previdenciário. E o trabalho que se desenvolve no AL Previdência é muito importante, transparente, de valorização dos servidores aposentados e dos que ainda estão na ativa também", ressalta o presidente do Conselho Deliberativo.

Modelo eficiente

De acordo com o diretor de Administração, Finanças e Patrimônio, Alcione Teixeira dos Santos, o investimento feito na aquisição da nova sede também agrega patrimônio ao ativo previdenciário da AL Previdência, que hoje conta com 22 mil aposentadorias e 8 mil pensões, num total de 30 mil segurados.

O financiamento ocorre por meio do regime financeiro de capitalização para os benefícios custeados pelo Fundo de Previdência, e, por meio do regime financeiro de repartição simples, para os benefícios custeados pelo Fundo Financeiro e pelo Fundo dos Militares. O Fundo de Previdência é financiado pelas contribuições dos servidores e pela contribuição patronal.

Os fundos que compõem o AL Previdência são Fundo de Previdência, formado pelos servidores ativos, admitidos a partir de 31 de dezembro de 2006, e os futuros servidores do Governo do Estado. O Fundo Financeiro, formado por servidores ativos e inativos admitidos até o dia 31 de dezembro de 2006. E o Fundo dos Militares, composto pelos atuais e futuros servidores militares. O Fundo de Previdência tem em aplicações financeiras cerca de R$ 202 milhões para serem utilizados nas futuras aposentadorias dos servidores. O aporte inicial foi de R$ 122 milhões, em maio de 2010.

Participaram da solenidade de inauguração da nova sede secretários de Estado, integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do AL Previdência, deputados, ex-presidentes do Ipaseal, representantes do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Justiça, além de outras autoridades.