Peixe-boi: Comissão de Meio Ambiente da OAB irá acompanhar investigações
A Comissão de Meio Ambiente e Bem Estar Animal da OAB Alagoas irá acompanhar as investigações da morte de um peixe-boi marinho, encontrado na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte do Estado, com um tiro. Desde a última terça-feira (28), data que o mamífero foi encontrado sem vida, a Comissão busca informações para que o caso seja devidamente apurado.
De acordo com a presidente da Comissão, a advogada Cristiane Leite, esse caso merece bastante atenção, principalmente por se tratar de animal tão dócil e que está em extinção, além de se ter notícia da existência de outro caso semelhante, há alguns anos, na mesma região. “É um caso que gera extrema preocupação em todos que lidam com a defesa animal devido à tamanha crueldade sem qualquer razão. O peixe-boi é um animal dócil, herbívoro, com preferência para as águas mais quentinhas, e com reprodução lenta, o que dificulta sair da lista de animais em extinção”, afirmou. “A espécie vem recebendo atenção, inclusive através de recursos públicos, para a sua preservação já há anos e, por pura maldade, é tirada a vida do animal. Desperdiçou-se a vida de um ser inocente e muito trabalho desenvolvido. Trata-se de um caso absurdo de perversidade do homem”.
Após ficar sabendo do caso através da imprensa, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal entrou em contato com uma pessoa do IBAMA, que informou que o caso está sendo acompanhado apenas pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes. “Em contato com o técnico responsável pelo acompanhamento, Iran Normande, e colocamo-nos à disposição para que esse crime ambiental não fique impune. As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal e estaremos acompanhando de perto, ajudando no que for possível”, reforçou.
O CASO:
O peixe-boi que era batizado de “Fontinho”, tinha sido devolvido à natureza em 2012. Ele foi encontrado morto por pescadores, na última terça-feira (28) à margem do Rio Santo Antônio, Ilha da Croa, no município de Barra de Santo Antônio. Segundo técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal provavelmente foi abatido com um disparo de arma de fogo na cabeça.
O peixe-boi marinho é atualmente o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. “Para uma população que está em processo de recuperação, perder um indivíduo faz muita falta”, disse o coordenador do Projeto Peixe-Boi em Alagoas, Iran Normande, em entrevista à imprensa local.
Últimas notícias
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Veja instituições eleitas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Prefeitura publica edital para credenciar unidades que receberão alimentos da agricultura familiar
Polícia Militar apreende oito armas e 76 animais silvestres no interior de Alagoas
[Vídeo] Deputados adiam votação da privatização da Ceasa após protestos
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
